A Austrália é conhecida por sua rica fauna, que constantemente surpreende os internautas com uma diversidade impressionante de animais, seja pelo tamanho imponente ou, como no caso dos Polvos-de-anéis-azuis, pela capacidade venenosa.
Estes pequenos cefalópodes são encontrados em poças de maré e recifes de coral nos oceanos Pacífico e Índico, do Japão à Austrália. Apesar de seu tamanho entre 12 a 20 cm, são facilmente identificados pelos distintivos círculos azuis e pretos espalhados pelo corpo, que lhes conferem o nome. Esses padrões coloridos se tornam vibrantes e iridescentes quando os polvos se sentem ameaçados e estão prestes a atacar, de acordo com o Instituto Australiano de Ciência Marinha.
Os Polvos-de-anéis-azuis ou Polvos Anelado Azul são pequenos cefalópodes que são encontrados em poças de maré e recifes de coral nos oceanos Pacífico e Índico, do Japão à Austrália.
O veneno desses polvos é um dos mais potentes do mundo. Produzido por bactérias em suas glândulas salivares, a tetrodotoxina é uma neurotoxina extremamente forte que paralisa suas presas ao bloquear a transmissão de mensagens pelos nervos. Esta substância pode ser fatal em alguns casos e causar paralisia nos músculos voluntários das vítimas, levando à morte por falta de oxigênio, mesmo que permaneçam conscientes. Não há antídoto conhecido, mas a respiração artificial imediata pode salvar vidas.
Apesar de seu potencial letal, os Polvos-de-anéis-azuis são descritos como animais retraídos e pacíficos, usando seu veneno apenas para caçar crustáceos, camarões e pequenos peixes. Eles só mordem se provocados ou perturbados. Por habitarem locais rasos, ocasionalmente são encontrados por nadadores ou curiosos, embora raramente sejam avistados durante o dia.
Além de suas características únicas de defesa, esses polvos são criaturas comuns, com oito braços distribuídos ao redor da boca, equipados com ventosas, olhos bem desenvolvidos, três corações, duas guelras e sangue azul transparente. No que diz respeito à reprodução, as fêmeas carregam os ovos e cuidam deles até a eclosão, sacrificando-se no final do processo.
Apesar desse poder mortífero, esses animais são descritos como retraídos e tranquilos e os usam em sua caça, constituído por caranguejos, camarões e pequenos peixes.
Via Terra Brasil Notícias
INCRÍVEL! Homem tenta usar combustível para acender fogueira e vira “tocha hum4na”; veja vídeo
Um trágico incidente ocorreu no último domingo (23/06) na cidade de Casserengue, localizada no Curimataú paraibano, quando um homem, identificado como vulgo “J.A”, serralheiro de 32 anos, foi envolvido pelas chamas ao tentar acender uma fogueira usando etanol. Câmeras de segurança da rua capturaram o momento dramático, mostrando o instante em que o homem derramou o combustível na fogueira, resultando em uma explosão que rapidamente cobriu seu corpo de fogo.
No vídeo, é possível ver “J.A” se aproximando da fogueira com um recipiente de etanol. Ao despejar o líquido altamente inflamável nas chamas, o fogo foi conduzido de volta para o recipiente, causando uma explosão que espalhou o etanol em chamas por todo o corpo do homem. Em questão de segundos, ele se transformou em uma “tocha humana”, correndo desesperado em busca de ajuda.
A vítima foi prontamente socorrida por pessoas que estavam próximas e levado às pressas para o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande. De acordo com a assessoria do hospital, ele sofreu queimaduras em várias partes do corpo. Apesar da gravidade do incidente, seu estado de saúde é estável e não há risco iminente de morte.
Riscos do Uso de Combustíveis Inflamáveis
O incidente serve como um alerta sobre os perigos de utilizar combustíveis inflamáveis para acender fogueiras ou realizar qualquer atividade envolvendo fogo, ainda mais no mês de comemorações e festas Juninas. O uso de etanol ou outros líquidos altamente inflamáveis pode resultar em acidentes graves, como queimaduras severas ou até fatais.
Especialistas recomendam o uso de métodos seguros para acender fogueiras, como materiais apropriados que não ofereçam riscos de explosão. Além disso, é crucial manter uma distância segura de recipientes contendo líquidos inflamáveis e nunca despejá-los diretamente sobre chamas ou brasa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário