Web Radio Cultura Crato

terça-feira, 25 de junho de 2024

Elmano anuncia convocação de 2.700 profissionais da segurança no Ceará após ataques e chacina

Foto Saulo Roberto
O governador do Ceará, Elmano de Freitas, anunciou nesta segunda-feira (24), a convocação de 2.700 profissionais para fortalecer as forças de segurança do estado do Ceará. A medida ocorre após a sequência de quatro ataques a tiros com mortos e feridos no estado. Catorze pessoas foram assassinadas e crianças e adolescentes ficaram feridos.

"A primeira medida, que estou anunciando hoje, é que nós estamos agora assinando o ato de convocação de mais 426 policiais militares, que estão sendo convocados. Essa lista estará hoje no Diário Oficial, e amanhã [terça-feira] na página da Secretaria da Segurança Pública".

O chamamento envolve policiais militares, civis e peritos da Perícia Forense do Ceará (Pefoce), segundo o governador. Parte deles foi aprovado em concursos públicos já concluídos. O governador acrescentou que exigiu a conclusão de outros concursos públicos, que aguardam apenas exames para serem finalizados, para que mais agentes possam ser convocados.

"Estou determinando que organizadora do concurso desses 426 que ela conclua a avaliação dos exames médicos para gente convocar mais de 400 policiais. Dessa maneira estamos chamando praticamente 2.700 profissionais para fortalecer as forças de segurança do estado do Ceará. Estamos aqui para fazer o ato de convocação de homens e mulheres", concluiu.

Com informações do G1 Ceará.

Ceará registra pelo menos 26 homicídios entre quinta-feira (20) e domingo (23)

 

Desde a chacina de Viçosa do Ceará, onde oito pessoas foram brutalmente assassinadas em uma praça pública, o estado do Ceará tem vivido uma sequência alarmante de episódios de violência. Entre a última quinta-feira (20), e domingo (23), foram registrados pelo menos 26 homicídios no Estado, sendo 18 deles apenas no final de semana.

Um dos casos mais chocantes foi a tentativa de chacina na Areninha do Barroso, em Fortaleza, que resultou na morte de uma criança de 10 anos e uma mulher. O ataque também deixou oito feridos, sendo todos menores de idade.

Em outro incidente, no bairro Maraponga, duas pessoas foram mortas a tiros na frente de uma pizzaria, onde o alvo era um entregador, mas um cliente que morava em frente ao estabelecimento acabou sendo atingido e morreu.

De acordo com o painel dinâmico da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública, de janeiro a maio deste ano, ocorreram 1.455 homicídios no estado, um aumento significativo em relação ao mesmo período de 2023, quando foram registrados 1.176 homicídios.

Em resposta à crescente violência, o governo estadual anunciou a convocação de novos policiais militares. “O governador determinou imediatamente um reforço financeiro que vai permitir que a gente coloque mais 20% de policiais no patrulhamento através da diária de reforço operacional”, declarou Roberto Sá, titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). “Nós vamos colocar mais 20% de policiais militares e civis para nos ajudar nessa prevenção, na saturação e no policiamento nessas áreas.”

Além do reforço imediato, 437 policiais militares em formação foram destacados para patrulhamento na região de Messejana.

“Eles já estão aptos a fazer esse patrulhamento, armados e acompanhados de um policial mais experiente”, informou a SSPDS. “E hoje, eu acabo de vir do gabinete do governador, onde assinamos a convocação de mais 426 policiais do cadastro de reserva desse concurso, de 1.100 policiais, para iniciarem seu curso de formação

Com informações do Portal GC Maís

Nenhum comentário:

Postar um comentário