Web Radio Cultura Crato

sábado, 15 de junho de 2024

38 novas escolas de Ensino Médio em Tempo Integral devem ser construídas no Ceará


Equipamentos serão distribuídos em 36 municípios no Estado para ampliar a modalidade educacional

Cícero Dantas  https://www.miseria.com.br/
Foto: Helene Santos/Casa Civil

O Ceará terá 38 novas escolas de tempo integral. Os editais para a construção das instituições foram lançados na manhã desta sexta-feira (14) pelo Governo do Ceará e o Ministério da Educação (MEC), em evento no Palácio da Abolição, em Fortaleza. O investimento é superior a R$ 580 milhões.

A solenidade contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, o governador do Estado, Elmano de Freitas (PT), e a secretária da Educação, Eliana Estrela. O governador Elmano afirmou que a meta é que todas as crianças e jovens cearenses estudem na escola pública em tempo integral. “Nós estamos construindo uma história muito bonita no Ceará, iniciada em 2008 com as primeiras escolas em tempo integral. Nós temos orgulho de tudo que já fizemos, mas nós vamos alcançar essas metas em colaboração com o Governo Federal e Municípios”, garantiu.

Atualmente, o Estado tem 75% das escolas em tempo integral e tem a meta de atingir, até 2026, 100% das instituições nessa modalidade. Para alcançar a universalização, o governo cearense deve construir novas 139 escolas de Ensino Médio. Destas, 24 estão em construção, e os editais lançados nesta sexta contemplam mais 38. Segundo Elmano de Freitas, a ideia é que a licitação das demais 77 unidades seja lançada ainda este ano.

Barbalha é um dos municípios que receberam o apoio do Governo do Ceará e do MEC para beneficiar estudantes do Ensino Médio e do Ensino Fundamental. “O ensino em tempo integral tem uma importância muito grande para a qualidade da educação, para minimizar a evasão escolar. Só temos a agradecer esse apoio estadual e federal para o nosso município”, disse o prefeito Guilherme Saraiva.

Confira a lista dos municípios beneficiados

– Amontada (2);
– Acaraú;
– Aquiraz;
– Barbalha,
– Baturité;
– Camocim;
– Capistrano;
– Coreaú;
– Croatá;
– Fortaleza (2);
– Granja;
– Icó;
– Iguatu;
– Iracema;
– Irauçuba;
– Itapajé;
– Itapipoca;
– Itarema;
– Itatira;
– Jaguaribe;
– Jaguaruana;
– Jijoca de Jericoacoara;
– Maracanaú,
– Morada Nova;
– Mucambo;
– Nova Russas;
– Novo Oriente;
– Quixeramobim;
– Pacoti;
– Santa Quitéria;
– São Gonçalo do Amarante;
– Senador Sá;
– Tamboril;
– Trairi;
– Uruburetama
– Viçosa do Ceará

Idoso que matou o filho em Juazeiro morreu no HRC após se ferir quando se depilava

Um homem morreu na madrugada desta sexta-feira no HRC em Juazeiro após sofrer corte em casa

Demontier Tenório(Foto: Guto Vital)https://www.miseria.com.br/

Seu Francisco morreu no HRC em Juazeiro 

Um homem morreu na madrugada desta sexta-feira no HRC em Juazeiro após sofrer corte em casa. O aposentado Francisco Rufino de Brito, de 76 anos, residia na Rua Socorro Norões Mota (Triângulo) e morreu por volta das 02h30min de hoje. A informação da família que estava se depilando quando sofreu o corte na região inguinal o qual pode ter atingido a veia femoral gerando complicação no quadro clínico e, consequentemente, sua morte.

Ele chegou a responder procedimento criminal por homicídio qualificado e tentativa de homicídio. Na manhã do dia 13 de outubro de 2008, numa chácara na Rua Maria Otília Bezerra (São José) em Juazeiro, o mesmo matou com sete facadas no pescoço o próprio filho, Francieudo de Brito, de 32 anos. A vítima dormia ao lado da sua companheira e nora do Seu Francisco no caso Teresa Taveira de Sousa, a “Terezinha”, a qual, também, foi lesionada e escapou no hospital.

A motivação seria ciúme já que, em depoimento, Terezinha revelou que o sogro vivia assediando a mesma. Ainda de acordo com os autos, o acusado foi preso em flagrante e denunciado pelo Promotor de Justiça, Paulo Roberto Barreto de Almeida, no dia 6 de novembro de 2008. No depoimento que o acusado prestou ao delegado Marcos Antonio dos Santos, negou ter matado o filho, mas não soube explicar sobre roupas e sandálias sujas de sangue.

Além disso, admitiu que tinha rixas com o filho por conta das muitas discussões em bebedeiras acrescentou que Francineudo já tinha tentado mata-lo, certa vez, com um pedaço de pau. Também no depoimento negou ter estuprado a nora e afirmou que o seu filho era usuário de drogas e tinha “muitos inimigos”. Seu Francisco foi solto no dia 9 de fevereiro de 2009 por decisão do juiz Ademar da Silva Lima. Mais recentemente, dia 6 de março, o procedimento foi arquivado por prescrição punitiva em virtude da idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário