Foto Fabiane de Paula |
Apesar de ter relevância na pecuária de corte, o Rio Grande do Sul não abastece o mercado do Nordeste. Por isso, a tragédia climática que atinge o território gaúcho não deve impactar a oferta e os preços da carne bovina nos supermercados do Ceará.
Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo (Cepea-Esalq/USP), a produção rio-sul-grandense é formada predominantemente por raças europeias por serem mais adaptadas ao clima frio, totalizando 2,9% das exportações brasileiras.
“O gado e a carne desse estado não têm grande circulação em outras regiões, e, por isso, as ocorrências recentes não devem influenciar significativamente as negociações pecuárias do País”, informou.
CEARÁ NÃO SERÁ AFETADO
O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Carnes Frescas do Estado (Sindicarnes-CE), Everton da Silva, também aponta que o Ceará adquire o produto de Goiás, Pará e Tocantins. “Não nos atinge”, enfatizou.
Segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no acumulado deste ano até março, a inflação das carnes recuou 0,86% na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).
Com informações do Diário do Nordeste
Concurso da Caixa é adiado para candidatos inscritos no Rio Grande do Sul; prova segue no restante do Brasil
Foto Shutterstock |
A Caixa Econômica Federal adiou as provas do concurso público para candidatos vinculados ao polo Rio Grande do Sul. Em nota, a Caixa informa que as provas estão mantidas para o dia 26 de maio no restante do Brasil.
A razão do adiamento é a situação de calamidade no estado por causa das tempestades e alagamentos em diversas cidades. Ainda não foi marcada nova data para a realização das provas no Rio Grande do Sul.
A nota destaca que o adiamento do concurso no estado “não prejudica a isonomia dos candidatos, já que concorrem entre si por polo, escolhido no momento da inscrição, e não nacionalmente.”
Mais de 1,2 milhão de candidatos inscreveram-se em todo o país para participar do concurso. Cerca de 47 mil pessoas estão inscritas no Rio Grande do Sul.
Os salários iniciais variam de R$ 3.762 a R$ 14.915, além dos benefícios.
A Fundação Cesgranrio, responsável pelo concurso, tem central de atendimento pelo e-mail concursos@cesgranrio.org.br, ou pelo número de telefone 0800 701 2028, ligação gratuita.
O serviço de atendimento aos candidatos funciona de 9h às 17h (horário de Brasília).
Com informações da Agência Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário