Foto Lorena Tavares/SVM |
Uma mãe deu à luz a filha após passar por uma gestação rara, quando o bebê não se desenvolve no útero. O parto aconteceu em Barbalha, no interior do Ceará, no dia 22 de abril, e durou mais de três horas.
Genattan Morais, a mãe da criança, desenvolveu uma gravidez abdominal, quando o feto, ao invés de se alojar dentro do útero, vai parar em outra parte do corpo. Geovana Eloá nasceu com 35 semanas e pesando 2,250 kg.
Segundo os médicos o caso é raríssimo. A gravidez ectópica, como é chamado quando o bebê não se desenvolve no útero, acontece em cerca de 1% dos casos, mas a situação de Genattan e Geovana é ainda mais incomum, como explica o ginecologista Gilmar Sampaio, responsável pelo parto:
"Na grande maioria das vezes essa gravidez fica na trompa. Apenas 0,5% das gravidezes ectópicas é de gravidez abdominal. O que torna esse caso emblemático é que, além da raridade da gravidez acontecer, mais raro ainda é chegar até o final da maturidade. Essa situação foi um verdadeiro milagre", diz Sampaio.
Gestação difícil
Quando Genattan Morais engravidou não imaginava o que estava por vir. Primeiro, porque ela só descobriu a gestação quando estava com quatro meses. Além disso, as dores na barriga mostraram que a situação não era normal. “Eu sentia muitas dores. Até mesmo para me locomover de um cômodo para outro era uma dificuldade, mas fui levando até onde aguentei”.
Mesmo fazendo o pré-natal, no final da gestação, Genattan procurou respostas para as dores. Depois de uma ressonância magnética, descobriu que a bebê não estava no útero, mas dentro da cavidade abdominal. “Foi um susto”, disse a dona de casa
Com informações do G1 Ceará.
Criança de 2 anos e dois homens são baleados em tiroteio, no Ceará
Foto Divulgação/SSPDS |
Três pessoas foram baleadas, na noite dessa quinta-feira (2), no bairro Cristo Redentor, em Fortaleza. Entre as vítimas, estão uma criança de 2 anos. Os outros dois atingidos são um homem de 57 e uma terceira vítima que não teve a idade revelada.
Segundo informações da TV Verdes Mares, a criança foi atingida na região da cabeça e está em estado gravíssimo. Já o homem de 57 foi alvejado na região do peito.
Ainda não se sabe o estado de saúde dos dois homens. Conforme a Secretaria de Segurança Púbica (SSPDS), a Polícia Civil apura os fatos e realiza diligências no intuito de identificar os suspeitos.
Em nota, a pasta informou que as três vítimas foram "socorridas para uma unidade de saúde". As diligências são realizadas pelo 7º Distrito Policial (DP), unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) que cobre a região
Com informações do Diário do Nordeste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário