Web Radio Cultura Crato

segunda-feira, 31 de maio de 2021

Polícia Civil do Cariri apreende 165 quilos de entorpecentes, sendo 163 quilos de maconha e dois de cocaína; Um homem foi preso.


FOTO: POLÍCIA CIVIL DO CEARÁ / DIVULGAÇÃO

Uma ação de combate ao tráfico de drogas da Polícia Civil  resultou na maior apreensão de drogas registrada este ano no cariri cearense. A apreensão, registrada na manhã desta segunda-feira (31), ocorreu no município do Crato. No total, foram apreendidos 165 quilos de entorpecentes, sendo 163 quilos de maconha e dois de cocaína. Um homem foi preso.

Pedro Lucas Oliveira Silva, 20 anos, que não possuía antecedentes criminais, foi preso em flagrante. O homem seria o responsável por armazenar e distribuir a droga na região do Cariri, de acordo com levantamentos policiais. A função de Lucas, no tráfico de entorpecentes na região, foi herdada após a prisão, também realizada pela PCCE, de um comparsa dele, ocorrida no último mês de março.

Com a movimentação criminosa, os policiais civis passaram a investigar o suspeito e identificaram a casa mantida por ele como depósito. Diante das evidências criminais, foi representado pelo mandado de busca e apreensão em dois endereços ligados ao suspeito. No primeiro local, no bairro Franciscanos em Juazeiro do Norte, ele foi encontrado. Lá foi apreendida uma pequena quantidade de maconha. Já no segundo endereço, no bairro São José, no Crato, o restante do material foi encontrado. Também foram apreendidas balanças de precisão.

Diante do flagrante, os policiais civis do Núcleo de Combate ao Tráfico de Drogas (NCTD) deram voz de prisão ao suspeito e o conduziram para a sede da Delegacia Regional de Juazeiro do Norte, onde o homem foi autuado em flagrante por tráfico de drogas. As investigações relacionadas ao esquema criminoso na região continuam.

Segundo apurações da Polícia Civil, Pedro Lucas assumiu a função antes exercida por Carlos Gledson Lima dos Santos (28), o “Carlim” ou “Magão”, que já responde por homicídio, tráfico de drogas, ameaça, além de crimes ambiental e de trânsito. O homem foi preso pela PCCE no dia 7 de março deste ano. Na ocasião, a Polícia Civil estourou dois locais mantidos como laboratório e armazém de drogas do suspeito. A ação resultou nas apreensões de cerca de 70 quilos de entorpecentes – crack, cocaína, maconha e skunk, além de munições e dinheiro. A ofensiva, realizada nas cidades de Barbalha e Caririaçu – ambas na região do cariri cearense, iniciou na noite do sábado (06) e finalizou no domingo (07). Além de “Carlim”, a companheira dele foi presa.

Denúncias

A Polícia Civil ressalta que a população pode contribuir com os trabalhos na região repassando informações que auxiliem as equipes policiais. As denúncias podem ser feitas para o número: (88) 99861-6987, que é o WhatsApp do NCTD. O sigilo e o anonimato são garantidos.


FONTE:

https://www.caririceara.com/policia-civil-do-cariri-apreende-165-quilos-de-entorpecentes-sendo-163-quilos-de-maconha-e-dois-de-cocaina-um-homem-foi-preso/

Escola José do Vale de Luto

 

 

Perdemos uma grande mulher, amiga e excelente Professora, que Deus possa confortar seus familiares por essa perca tão repentina.

Descanse em paz Luzinete Dias 

Mulher foi morta na cidade de Iguatu


                       

O plantão de polícia registrou na noite de ontem (29) um homicídio a bala próximo a entrada da vila Gadelha, em Iguatu. A vítima seria uma jovem identificada apenas como Mairla, idade não revelada.

O seu corpo foi encontrado na manhã de hoje (30) por familiares com ferimentos no ombro e pescoço. Segundo a polícia, a menina provavelmente tentou fugir.

O corpo foi encontrado a 600 metros, local onde os disparos ocorreram. Uma segunda vítima, identificada como Neguinho também foi atingida e levada a um hospital. A polícia Civil abriu investigação para apurar o caso.

Achado de cadáver em Brejo Santo, na manhã deste domingo (30).


Exatamente quinze dias após e um novo homicídio foi registrado no município de Brejo Santo na região do Cariri. Por volta das 08h30min deste domingo a polícia foi acionada por conta do achado de um corpo crivado de balas num terreno baldio perto da antiga Telemar no bairro São Francisco. Logo em seguida, o mesmo foi identificado como sendo de Pedro Diego Antão, de 28 anos, o “Diego Ribeiro”, que residia no bairro Alto da Bela Vista.

Segundo pessoas que o conheciam, o mesmo era homossexual e tinha brigado com o seu companheiro na noite deste sábado quando saiu de casa sozinho e não mais retornou. A polícia está promovendo diligências em nome da elucidação do crime por enquanto envolto em mistério. O corpo de “Diego Ribeiro” foi recolhido pelo rabecão a fim de ser necropsiado na Pefoce de Juazeiro.

Este foi o segundo homicídio do mês de maio em Brejo Santo e o quinto do ano no município ou 83% em relação aos seis assassinatos registrados no decorrer do ano passado. O outro deste mês tinha acontecido na noite do dia 15 quando o motorista da Sefaz, Francijeferson Santos Ferreira, de 38 anos, que residia na Rua Francisco Basílio (Bairro São Francisco) naquele município, foi morto a tiros de pistola no Sítio Mororó. Ele respondia procedimento por crime de lesão corporal.


Site:Miseria

Jovem é morto à facada após uma discussão de bebedeira em Juazeiro do Norte

                             

Na madrugada deste domingo foi registrado um homicídio a golpes de faca, segunda informações de quê o fato ocorrido na Rua Francisco Chagas callou bairro Antônio Vieira em Juazeiro do Norte.

As primeiras informações são de que uma discussão de Bebedeira, onde o homem até nos momento conhecido por carioca deu vários golpes de faca no peito da vítima conhecido por Davi, a vítima foi ainda socorrido para o hospital mas já chegou sem vida.

Aguardando mais informações!!

Ceará chega a mais de 800 mil casos de coronavirus e 20.441 mortes

O Ceará registra 800.446 casos confirmados da Covid-19. Ao todo, são 20.441 óbitos em decorrência da doença. Os dados são de atualização feita às 14h15min deste domingo, 30 de maio (30/05), na plataforma IntegraSUS, da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa). Nesse sábado, 29, foram incluídos no sistema mais de 6,4 mil confirmações, o que corresponde ao maior acréscimo em 26 dias.

Em comparação à última atualização do sistema publicada nesse sábado, foram incluídos 3.561 casos confirmados e 13 mortes na plataforma. Das mortes que tiveram confirmação de Covid-19 inseridas no banco de dados nesse período, nenhuma aconteceu nas últimas 24 horas.

Conforme a atualização, 98.190 pacientes ainda têm quadro sob investigação, aguardando resultado de exames já realizados. A taxa de letalidade, atualmente, é de 2,6%; no começo de maio de 2020, a taxa era de 7,7%. O número de exames realizados até o momento é de 2.169.922.

Com informações do O Povo.

Coronavirus: Ceará está com 90,53% dos leitos de UTI ocupados; 328 pacientes aguardam transferência


       

As Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) para pacientes com Covid-19 no Ceará estão 90,53% preenchidas. No Estado, 21 unidades hospitalares estão com mais de 90% de ocupação dos leitos de alta complexidade, incluindo hospitais regionais de Sobral, Sertão Central e Cariri. Dados são da plataforma IntegraSUS, da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), atualizada neste domingo, 30, às 16h05min.

Conforme regulação estadual, 328 pacientes com Covid-19 aguardam por um leito de internação. Desse total, 212 esperam por transferência para um leito de UTI e 116 estão na fila por enfermaria. O dado foi atualizado às 13h19min deste domingo.

O Hospital Estadual Leonardo da Vinci (HELV), equipamento com maior oferta de leitos para pacientes com a infecção no Ceará, está com 166 dos 175 leitos ocupados (94,9%). Última atualização não inclui informações sobre o Hospital Regional da Unimed, unidade particular com mais leitos Covid-19. Dados desse sábado, 29, indicavam 85 dos 110 leitos de UTI ocupados (77,2%) no hospital.

No Estado, 13 unidades hospitalares estão com toda capacidade de internação esgotada. Seis delas são na Capital. Considerando leitos para adultos, a taxa é de 91, 36%. A situação é mais preocupante no caso de leitos infantis, que está com índice de 95,65%. No caso da oferta para gestantes e recém-nascidos, a ocupação é de 70,59% e 50%, respectivamente.

O Hospital Infantil Albert Sabin (Hias) está com todos os 26 leitos ofertados para crianças ocupados. A Sociedade de Assistência e Proteção à Infância de Fortaleza (Sopai) também tem todos os dez leitos de UTI infantis preenchidos.
Situação nas regiões

Unidades de referência no Interior cearense também estão com alta ocupação de UTIs. Hospital Regional do Cariri está com 98,2% de ocupação. Apenas um dos 56 leitos ofertados está livre. Hospital Regional do Cariri (94,5%) e Hospital Regional Norte (93,1%) também apresentam situação preocupante neste domingo, 30.

Na região de saúde do Cariri — que apresenta situação mais preocupante com relação à contaminação da doença —, essa taxa sobe para 94,3%. Sobral também tem alta ocupação, com 94,58%. Sertão Central está 92,42% dos leitos ocupados.

Fortaleza está com menor ocupação para leitos do tipo, com pacientes em 87,81% das unidades ofertadas. Na plataforma, não constam informações sobre a ocupação na região do Litoral Leste/Jaguaribe .

Com informações do O Povo.

Brasil registra mais 874 mortes por covid-19 em 24 horas

O Brasil registrou 874 mortes por covid-19 nas últimas 24 horas. Os dados são do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (CONASS), divulgados neste domingo (30/5). Pela última atualização, o país contabiliza 461.931 vítimas fatais, desde o início da crise epidemiológica. A média móvel de óbitos registrada foi de 1.838 e segue em ligeiro crescimento.

Ainda de acordo com o boletim epidemiológico, no mesmo período foram notificados 43.520 novos casos, totalizando 16.515.120 pessoas infectadas pelo coronavírus. Até as 18h de domingo, os dados divulgados não contabilizam o número de casos e de óbitos no estado da Bahia.

Mortes de gestantes crescem 65% durante a pandemia de Covid-19 no Ceará



A Covid-19 fez com que a Razão de Mortalidade Materna no Ceará saísse de um patamar, em 2019, de 58 mortes de gestantes e puérperas a cada 100 mil nascidos vivos, para 96 mortes em 2020, uma elevação de 65%. O registro de 2019, pré-pandêmico, foi o menor da última década no Estado. 

No acumulado entre 2020 e 2021, até a última quinta-feira (27), segundo o IntegraSUS, plataforma da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) que monitora a pandemia, 49 mulheres, sendo 24 grávidas e 25 puérperas, perderam a vida em decorrência de complicações causadas pela infecção. A maioria depois de passar de dez a 13 dias, em média, internada. 

Segundo a obstetra Liduína Rocha, presidente do Comitê Estadual de Prevenção ao Óbito Materno, Fetal e Infantil da Sesa e integrante do Coletivo Rebento de Médicos em Defesa da Vida, da Ciência e do SUS, as principais causas de morte materna antes da pandemia de Covid-19 eram diretamente ligadas à gestação. 

"No Brasil, as principais causas são hipertensão induzida pela gravidez, que a gente chama de ‘pré-eclâmpsia’, hemorragia pós-parto e infecções. Pela primeira vez na série histórica estamos com uma causa indireta [Covid-19]” como principal fator de risco. É a primeira vez que a gente retrocede tanto”, disse.

"Está provado que o Brasil não quis comprar vacina", afirma Omar Aziz, presidente da CPI da Covid


O senador Omar Aziz (PSD-AM) , presidente da CPI da Covid no Senado, deu detalhes sobre os próximos passos da Comissão, falou sobre a falta de cilindros de oxigênio que gerou colapso na saúde de Manaus (AM) no início do ano e também clamou ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que "pelo amor de Deus, compre vacinas". 

Aziz se emocionou ao falar sobre a morte do irmão , o empresário Walid Aziz, em janeiro deste ano devido à Covid-19 e reforçou a importância da vacinação contra a doença e do trabalho da Comissão em investigar as ações e omissões do governo federal no combate à pandemia. "Não é vingança, eu procuro justiça", afirmou. "Àqueles que acharam que a CPI ia dar em pizza, se enganaram, porque nós já chegamos aos responsáveis pela não compra das vacinas", afirmou. 

Além disso, o senador também afirmou que as sessões da próxima semana devem provar a existência do chamado 'gabinete paralelo', que teria orientado o presidente Bolsonaro em relação ao uso de medicamentos sem comprovação científica no combate à Covid-19.

Mulher de 77 anos que assinou termo rejeitando vacina morre de Covid no RS

 

Uma mulher de 77 anos, que assinou um termo de recusa para a vacina contra a Covid-19, morreu em decorrência da doença, no último domingo (23), em Esperança do Sul, na região noroeste do Rio Grande do Sul.

O caso foi divulgado em uma publicação da prefeitura no Facebook, preservando dados pessoais da paciente. A prefeitura diz que, como a vacina é opcional, o termo é assinado por todas as pessoas que decidem não tomar o imunizante.

"Sabe-se que hoje as vacinas existentes não protegem 100% a pessoa imunizada de se contaminar, porém previnem que a doença evolua para os casos mais graves, que exigem internações e podem levar ao óbito", diz a publicação.

De acordo com a prefeitura, menos de 50 pessoas assinaram termos de recusa da vacina no município, que tem 2.885 habitantes, segundo estimativa do IBGE (Instituto Brasile iro de Geografia e Estatística).

O documento diz que a pessoa se recusa a receber a vacina recomendada pelo Ministério da Saúde e que se responsabiliza por quaisquer eventos decorrentes dessa ação.

"Nós fizemos buscas das pessoas com a idade ou com comorbidades nas residências para que possam se vacinar. O termo nos ajuda no controle e nos assegura também de, futuramente, a pessoa dizer que não foi comunicada da vacina na sua idade ou no seu grupo", explica o secretário municipal de Saúde, Ademir Villers da Cruz.

A Secretaria Estadual de Saúde diz não existe uma orientação do governo para o preenchimento de termos de recusa e que a decisão sobre o registro cabe a cada município. "Alguns preferem ter o documento como segurança de que a dose foi oferecida para aquela pessoa e houve a recusa", disse a pasta em nota.

Outros municípios da região também adotaram a medida. Em Tiradentes do Sul, com 5.616 habitantes estimados pelo IBGE, o secretário de Saúde, Maurício Beier, diz que são poucas as pessoas que têm recusado o imunizante.

Assim como no município vizinho, caso a pessoa que assinou o termo mude de ideia depois, ela pode ser vacinada.

"A pessoa pode decidir se quer fazer ou não, se está em sã consciência, ela tem essa alternativa, por isso, a gente fez esse termo. Poucas pessoas têm recusado", diz ele.

Das 5,2 milhões de pessoas estimadas como parte grupo prioritário no RS, 58,5% receberam a primeira dose até esta sexta e 27,9%, a segunda. O estado aplicou 80% das doses distribuídas.

O estudo epidemiológico conduzido pelo governo junto à UFPel (Universidade Federal de Pelotas) indicou no fim de abril, um ano depois do início da pandemia, que 1 em cada 5,5 gaúchos tem anticorpos para o coronavírus, cerca de 2 milhões dos 11,3 milhões de habitantes.

O governo gaúcho diz que não é possível afirmar as razões pelas quais cerca de 40% do grupo prioritário não foi imunizado, já que cada município e região do estado têm suas especificidades. A recusa da vacina pode estar entre elas, junto a atraso de registros, grupos que ainda não começaram a imunização em suas cidades ou armazenamento para segunda dose.

"O que eu penso, não estou falando por pacientes, muita informação desencontrada por formadores de opinião, como alguns políticos, não temos um alinhamento nacional, aí as comunidades mais distantes ou carentes de informação acabam tirando conclusão do que escutam nas mídias de algumas lideranças", avalia o secretário de Esperança do Sul.

No site da prefeitura, uma publicação do dia 30 de abril lembrava o aniversário de um ano desde o primeiro caso registrado no município. Nesta semana, porém, um mês depois, já são 29 casos ativos, segundo boletim divulgado na quinta-feira, e um total de nove mortes.

O Rio Grande do Sul vive tendência de crescimento de casos confirmados e internações devido à Covid-19. Segundo o painel do estado, com ocupação de leitos de UTIs SUS em 82,7%, nesta sexta-feira, mais de 18 mil casos estão em acompanhamento.

Uma publicação na manhã desta sexta no Facebook da prefeitura de Esperança do Sul alerta a população sobre a situação e diz que as consultas no posto de saúde são apenas para casos suspeitos de infecção pelo coronavírus.

"Esta medida se faz necessária devido ao grande número de pessoas contaminadas ou com suspeita da doença", diz o texto.

Fonte: Notícias ao Minuto

Jovem faz vídeo esfaqueando mulher que prometeu matar a sua mãe


SUSPEITO TEM 18 ANOS

Um jovem de 18 anos fez um vídeo após esfaquear uma mulher em Umuarama, região norte do Paraná. Nas imagens, ele explica que a mulher estava ameaçando sua mãe há dias e ele tomou a atitude para 'defender a família'.
A vítima foi levada ao hospital em estado grave. Segundo informações, a mulher chegou na casa em que o jovem mora com a mãe e o padrasto com uma faca, com a intenção de cumprir as ameaças que fazia à família.
De acordo com a mãe do menino, a vítima foi amante do padrasto e não aceitou quando ele desistiu do relacionamento e voltou para a família.
A mãe do menino também afirmou que ele não tem passagens pela polícia. Os envolvidos no caso foram levados à delegacia para prestar depoimento.