Web Radio Cultura Crato

terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Governo deverá propor idade mínima de 65 anos para aposentadoria de homens e mulheres

O Governo Federal, liderado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), deverá propor que a idade mínima para a aposentadoria de homens e mulheres deverá ser fixada em 65 anos. A informação foi confirmada pelo jornal Estado de São Paulo após análise de uma minuta da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) relacionada à reforma da Previdência.

O texto prevê que a definição da idade mínima deverá passar por um lei complementar e cria uma série de regras de transição para o novo modelo. Também está previsto que a aposentadoria integral só será concedida após 40 anos de contribuição.

Hoje, seguindo as regras atuais e os pagamentos ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), é possível se aposentar de duas maneiras. Uma delas é pelo tempo de contribuição mínimo, que seria de 35 anos para homens e 30 para mulheres. Pela idade, os homens precisaram ter 65 anos, enquanto que as mulheres, 60 anos.

O secretário especial de Previdência Social, Rogério Marinho, confirmou nesta segunda-feira, 4, que a minuta da reforma da Previdência divulgada pelo Estadão é um dos textos que estão sendo analisados pelo governo.

“Estamos debruçados sobre várias simulações. O texto aguarda ainda validação do presidente da República”, afirmou.

Em um pronunciamento à imprensa de menos de três minutos, Marinho não quis responder quantos textos da reforma estão sob análise no governo nem detalhar o que está em estudo.

“São várias propostas. A minuta que chegou ao conhecimento da imprensa é apenas mais um entre os textos analisados” afirmou. “Só iremos falar sobre o texto quando ele chegar à Câmara dos Deputados. Não vamos antecipar processo que ainda passará por negociações.”

O secretário disse ainda que o governo está em processo permanente de negociação com governadores, prefeitos, e com o Congresso recém-eleito. “Estamos falando com o presidente da Câmara e do Senado para tratarmos de que forma o texto será consolidado e em que momento será enviado ao Congresso Nacional” completou. Com informações do Estadão conteúdo.

Colisão entre motos deixa um morto em Juazeiro do Norte

Um homem morreu e duas pessoas ficaram feridas em acidente entre duas motocicletas na madrugada deste último domingo (3), em Juazeiro do Norte, na região do Cariri.

O acidente aconteceu na Avenida Antônio Pereira da Silva. Segundo informações, uma das motos vinha na contramão e acabou se chocando com a outra.

O condutor de uma das motos não resistiu e faleceu. O outro piloto está em estado grave, com traumatismo craniano. Uma mulher que estava na garupa de uma das motos passou por cirurgia e não teve o estado de saúde divulgado. Com informações do Cnews.

Número de mortos na tragédia de Brumadinho sobe para 134

Desse total, 120 foram identificados.
O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e a Defesa Civil do estado atualizaram para 134 o número de mortos, após o rompimentoda Barragem 1 da Vale, em Brumadinho (MG). Desse total, 120 já tiveram as identidades confirmadas pelas autoridades. Além disso, 199 pessoas ainda permanecem desaparecidas. Ao todo, 394 foram localizadas.

Segundo o porta-voz da corporação, tenente Pedro Aihara, a previsão é de chuva para os próximos dias, mas as condições meteorológicas não deverão representar um obstáculo, uma vez que parte do efetivo ainda está trabalhando no que chamam de área quente – região mais afetada pelo fluxo de lama e onde há maior chance de vítimas serem encontradas.

Ainda de acordo com o tenente, devido ao deslocamento da lama, foi possível encontrar três corpos de vítimas perto do que as equipes acreditam ter sido o vestiário da mineradora Vale.

Durante a coletiva de imprensa, o tenente também informou que 15 máquinas deverão auxiliar nas buscas da força-tarefa estruturada no local.

(Agência Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário