Web Radio Cultura Crato

terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Polícia Federal vai treinar guardas municipais de Fortaleza que usarão armas


Fortaleza terá 116 guardas municipais treinados pela Polícia Federal e com porte de arma de fogo, conforme acordo firmado nesta segunda-feira (4) entre os policiais e a Prefeitura de Fortaleza. Conforme a prefeitura, esses guardas vão atuar no programa de segurança municipal que terá a instalação de torres de vigilância em áreas mais violentas.

"O convênio com a Polícia Federal demonstra a preocupação da Prefeitura para que os guardas municipais tenham o melhor treinamento possível, que será todo supervisionado e fiscalizado pela Polícia Federal. Isso quer dizer que eles terão um treinamento de alto nível, inclusive para utilizar armas de fogo no momento necessário e no tempo certo", afirmou o vice-prefeito de Fortaleza Moroni Torgan.

Os guardas municipais passarão por um treinamento de 100 horas de aula e devem atuar nas ruas com porte de arma em 12 de janeiro de 2018. Conforme a prefeitura, os agentes vão "atuar na busca da prevenção da violência e no uso não letal de armamentos, sendo a utilização de arma de fogo como último recurso de defesa".

"Essa será a primeira vez na história da Guarda Municipal em que a instituição irá atuar como guarda comunitária, demonstrando o interesse da gestão em atuar de forma definitiva em prol da segurança pública da capital", afirma a prefeitura.

Fonte: G1

Botijão de gás fica até R$ 2,53 mais caro


A Petrobras reajustou ontem em 8,9%, em média, o preço do gás liquefeito de petróleo (GLP) para uso residencial, engarrafado pelas distribuidoras em botijões de até 13 quilos (kg). O reajuste do gás de cozinha entra em vigor hoje. Se for integralmente repassado ao consumidor, a Petrobras estima que o preço do produto deve subir, em média, 4%, ou cerca de R$ 2,53. Isso se forem mantidas as margens de distribuição e de revenda e as alíquotas de tributos.

O aumento está ligado, principalmente, à alta das cotações do produto nos mercados internacionais, que acompanha a alta do Brent, (petróleo cru), que indica a origem do óleo e o mercado onde ele é negociado, segundo a Petrobras.

O percentual anunciado de reajuste leva em contra preços praticados sem incidência de tributos.

Em nota, o Sindicato das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás) afirma que o reajuste anunciado pela Petrobras ainda deixa o preço dos botijões de cozinha de 13kg cerca de 1,3% abaixo do preço de paridade internacional.

Acululado

No acumulado deste ano, o botijão de gás ficou 84,31% mais caro nas refinarias da Petrobras. Para o consumidor, no entanto, a alta não foi sentida da mesma forma. Indicador de inflação da Fundação Getúlio Vargas (FGV) captou alta de 12,2% até novembro, segundo o pesquisador André Braz. Esse porcentual para o consumidor não inclui o reajuste válido a partir de hoje, que só aparecerá nas pesquisas de dezembro, divulgadas em janeiro. “A concorrência não deixa o reajuste chegar com essa potência para a população”, destaca o pesquisador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário