Web Radio Cultura Crato

quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Desempenho do Congresso é reprovado por 60% dos brasileiros


Índice é o mais pessimista em quase 20 anos, aponta pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (6) (Foto: Reprodução/Notícias ao Minuto)


A rejeição aos 513 deputados e 81 senadores que compõem o Congresso Nacional é a maior em quase 15 anos, de acordo com levantamento divulgado pelo Datafolha, nesta quarta-feira (6).

O instituto, que começou a realizar pesquisas em 1993, ouviu 2.765 pessoas, entre a quarta e quinta-feira da semana passada.

Para 60% dos entrevistados, o desempenho do Congresso é ruim ou péssimo. Os que consideram regular somam 31%, aqueles que acham o trabalho dos políticos ótimo ou bom são 5%, enquanto os que não opinaram correspondem a 3% dos ouvidos.

De acordo com informações da Folha de S. Paulo, nos últimos levantamentos realizados, em dezembro de 2016 e abril de 2017, também pelo Datafolha, o cenário já demonstrava a insatisfação da população. À época, 58% rejeitavam o desempenho dos políticos, e apenas 7% o aprovava.

Números tão pessimistas só foram vistos no início da década de 1990, ano da hiperinflação e quando veio à tona o escândalo dos Anões do Orçamento, que expôs um grupo de parlamentares acusados de desviar recursos públicos em benefício próprio.

A pesquisa ainda traz um perfil daqueles eleitores que reprovam o trabalho do Congresso. 74% são os mais ricos, 75% têm ensino superior, 68% são eleitores do presidenciável Jair Bolsonaro, e 69% rejeitam a gestão de Michel Temer.

Já entre os que aprovam o desempenho dos deputados e senadores, 52% têm ensino fundamental, 51% são de religião evangélica pentecostal, 42% veem o PMDB como partido de preferência, e 37% avaliam positivamente o governo Temer.

NoticiasaoMinuto

Tiririca renuncia ao cargo de deputado e diz: ´Estou envergonhado´


Cantor e palhaço cumpria segundo mandato pelo estado de São Paulo (Foto: Reprodução)

Parlamentar mais votado do Brasil nas eleições de 2010, com 1,3 milhão de votos, o deputado federal Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca (PR-SP), anunciou nesta quarta-feira (6) que está renunciando ao mandato. Segundo o jornal Metrópoles, o cantor e palhaço diz que sai "totalmente envergonhado".

"Não são todos, mas eu queria que vocês tivessem um olhar pelo nosso país, a nossa saúde", disse, segundo a publicação.

Tiririca teve ótimo desempenho também nas eleições de 2014, com 1,01 milhão de votos.


noticiasaominuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário