Web Radio Cultura Crato

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Proposta que libera arma de fogo no campo avança na Câmara


A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara aprovou na tarde desta quarta-feira (8), o projeto que libera o porte de arma de fogo no campo. A proposta já havia passado pela Comissão de Agricultura no mês passado e agora seguirá para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Se aprovado no próximo colegiado, o projeto seguirá diretamente ao Senado por ter tramitação conclusiva nas comissões. A proposta só será levada ao plenário se algum parlamentar entrar com recurso para submeter a apreciação final ao plenário da Câmara.

A oposição criticou o avanço da proposta na Casa. "O projeto, na prática, revoga o Estatuto do Desarmamento no campo. E certamente contribuirá para um aumento expressivo do número de mortos em conflitos rurais. Por isso, sua aprovação na comissão de Segurança Pública é um grave equívoco que não pode prosperar" criticou o deputado Alessandro Molon (Rede-RJ).

Pelo projeto do deputado Afonso Hamm (PP-RS), o proprietário ou trabalhador rural maior de 25 anos que "dependa de arma de fogo para proporcionar a defesa pessoal, familiar ou de terceiros, assim como a defesa patrimonial" terá direito a licença para o porte. Para solicitar o documento, será preciso apresentar identificação pessoal, comprovante de residência rural e atestado de bons antecedentes. Sem o comprovante de residência rural, o requerente terá de apresentar duas testemunhas e atestado de bons antecedentes da autoridade policial.

Segundo o texto, a licença para o porte de arma terá validade por 10 anos e será restrita aos limites da propriedade rural. O requerente terá de comprovar suas habilidades no manejo da arma que pretende portar. O projeto também exige que a arma seja cadastrada. 

Com o apoio das bancadas da bala e ruralista, o projeto abre uma brecha deliberada no Estatuto do Desarmamento. "É uma forma de abrir a discussão sobre o Estatuto", admitiu o deputado Lúcio Mosquini (PMDB-RO), defensor do projeto. O peemedebista apresentou emendas ao texto original onde sugeriu limites para a concessão do porte, como liberação de arma de fogo de cano longo até o calibre 12 e proibição do uso da arma em estado de embriaguez e em local onde haja aglomeração pública, mesmo que seja interno à propriedade rural.

Fonte: Diário do Nordeste

Aos 53 anos, morre atriz e humorista Márcia Cabrita


Morreu aos 53 anos, nesta sexta-feira (10), a atriz Márcia Cabrita. Ela sofria de câncer no ovário e desde 2010 estava em processo para tratar a doença por meio de quimioterapia. Seu trabalho mais recente foi na novela Novo Mundo, exibida pela TV Globo na faixa das 18h entre março e setembro deste ano.
Seu papel mais conhecido, no entanto, foi no humorístico Sai de Baixo, sucesso de crítica na década de 1990. Entre 1997 e 2000, ela interpretou a empregada doméstica Neide Aparecida, uma das personagens mais queridas pelo público à época.
Sua estreia na TV ocorreu em 1992, na minissérie As Noivas de Copacabana. Depois, ficou lembrada por marcantes participações em outras tramas globais. Além de atriz, era também humorista e participava de programas da televisão fechada. Mais recentemente, esteve nos programas Vai que Cola e Treme Treme, ambos do Multishow.
Fonte: Yahoo Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário