A Comissão de Direito Penitenciário da OAB-CE denunciou uma série de irregularidades em cadeias públicas do Cariri, no interior do Ceará, durante visitas de vistorias ocorridas entre agosto e setembro.
Conforme relatou o presidente da OAB-CE, Marcelo Mota, a maior parte das unidades tem condições insalubres, lotação, e pouca quantidade de servidores atuando na segurança.
Uma das situações que chamou atenção da comissão da OAB foi a cadeia pública do Crato, segunda maior cidade da região Cariri. Além de lotação, efetivo profissional baixo e mistura de presos provisórios com definitivos, os advogados encontraram homens misturados com mulheres na unidade.
CEARÁ - Governador autoriza contratação de mais 730 policiais civis
O Governo do Ceará autorizou a contratação de mais 730 policiais civis para reforçar o trabalho da segurança pública no Estado. O anúncio da medida foi feito pelo governador Camilo Santana durante bate-papo ao vivo com a população, por meio de suas páginas no Facebook e no Instagram. Será chamado o reforço de 476 inspetores, 201 escrivães e 53 delegados, que são referentes a remanescentes do concurso público realizado em 2015. A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) deverá informar o prazo da entrega de documentação dos novos convocados para a Polícia Civil.
Camilo Santana enfatizou que o governo tem feito todos os esforços possíveis para ampliar os investimentos no combate à criminalidade. O governador citou a ação pública na abertura de novos concursos, aumento de efetivo nos municípios cearenses, compras de viatura e equipamentos para as Forças de Segurança. “Dentro disso, é preciso também investir em inteligência. É de grande importância nós reforçarmos a polícia judiciária, nossa grande Polícia Civil, que investiga e descobre os mandantes dos crimes, realiza os mandatos de prisão. Por isso estou convocando mais 730 policiais para se apresentarem com documentação completa e para logo iniciar os trabalhos na segurança do Estado”, detalhou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário