Web Radio Cultura Crato

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Ceará tem segunda maior incidência da dengue do país, diz Ministério da Saúde

 Mosquito Aedes aegypti é vetor de três arboviroses: dengue, chikungunya e zika. (Foto: Paulo Whitaker / Reuters )

A incidência de dengue no Ceará em 2017 é de 457,7 casos por grupo de 100 mil habitantes, a segunda maior do país, perdendo apenas para Goiás, que registra incidência de 906,3 casos da doença por 100 mil habitantes. No Brasil, a taxa é de 116 casos/100 mil/hab. Os dados são do Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), apresentado nesta terça-feira (28) pelo Ministério da Saúde. O levantamento foi realizado de outubro até a 1ª quinzena de novembro. A informação é do G1 Ceará.

Transmissor do vírus da dengue, o Aedes aegypti também é vetor de outras duas arboviroses: chikungunya e zika. De acordo com dados da Secretaria de Saúde do Ceará, até 18 de novembro, o estado registrou 24.212 casos de dengue, dos quais 55% em Fortaleza (13.417). No estado a dengue foi responsável por 19 mortes em 2017, 12 delas na capital cearense.

Considerando os casos de chikungunya, até o fim da primeira quinzena de novembro, foram confirmados 97.876 casos no Ceará, o que representa 53% de todos os casos registrados no país (184.458). Fortaleza continua na liderança, com 57.792 casos. Cento e trinta e nove pessoas morreram no Ceará em consequência da doença, das quais 108 na capital. Em relação à zika, o estado registrou 561 casos em 2017, dos quais 265 em Fortaleza.

Segundo o Ministério da Saúde, 181 dos 184 municípios do Ceará realizaram o Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa). Considerando a ocorrência das três arboviroses transmitidas pelo mosquito – dengue, chikungunya e zika – o estado está com 124 municípios em situação satisfatória (68,5%), 49 em alerta (27,07%) e oito em risco de epidemia (4,3%).

VIOLÊNCIA: Três delegados da Polícia Civil são rendidos por criminosos ao saírem de pizzaria

A ação foi rápida e violenta. Os agentes foram rendidos no bairro de Fátima, em Fortaleza, e não tiveram tempo de reagir. O carro de um deles foi levado.
Três delegados da Polícia Civil do Ceará foram atacados e rendidos por bandidos armados no começo da tarde desta terça-feira (28) no bairro de Fátima, em Fortaleza.

As primeiras informações dão conta de que os três delegados identificados como Renato, Cláudia e Otávio, todos lotados na Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), estavam saindo de uma pizzaria localizada no mesmo bairro onde trabalham, quando – mesmo armados – foram rendidos por assaltantes e se transformaram em reféns.

Os ladrões exigiram o carro que os delegados iriam embarcar. O veículo pertence a delegada Cláudia. A ação foi rápida e violenta, os delegados tiveram armas de fogo apontadas em duas direções e eles decidiram ou não tiveram chances de reagir. Ainda não se sabe se os ladrões levaram as armas (pistolas) dos policiais.

As câmeras da pizzaria e de outros estabelecimentos comerciais e de residências podem ter filmado o ataque.

Policiais civis e militares agora estão na caça aos criminosos. Informações extraoficiais revelam que o carro da delegada já teria sido encontrado abandonado. A Ciops enviou várias viaturas ao local e buscas estão sendo realizadas em favelas próximas dali.

Policiais atacados

Este foi o terceiro ataque de bandidos a agentes da pasta da Segurança Pública do Ceará em menos de 24 horas em Fortaleza.

Na noite de segunda (27), dois PMS foram vítimas dos bandidos. Um sargento da Reserva Remunerada da PM ficou ferido ao reagir a um assalto dentro de um ônibus na Avenida Frei Cirilo, em Messejana. Mesmo baleado ele reagiu e matou um dos ladrões. Os demais fugiram.O PM segue hospitalizado.

O outro ataque foi contra um soldado, na Avenida Osório de Paiva esquina com Perimetral no bairro Siqueira. Ele trocou tiros com os bandidos e matou um deles. O outro foi também baleado e preso.

Via Cearanews7

Nenhum comentário:

Postar um comentário