Web Radio Cultura Crato

sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Garoto tem parada cardíaca após dar mordida em um cachorro-quente e descobre doença rara


Um garoto de nove anos teve uma parada cardíaca após dar uma mordida em um cachorro-quente na Turquia. O garoto sobreviveu após ser ressuscitado com o uso do desfibrilador. O caso dele intrigou os médicos que decidiram fazer uma análise mais profunda e descobriram que o problema foi causado por uma síndrome rara. O resultado do estudo de caso foi publicado na última quarta-feira, 6, pela revista Pediatrics e reproduzido pelo site da rede norte-americana CNN. As informações são site UOL.

Conforme as análises lideradas pelo médico do Hospital Mehmet Akif Ersoy, Isa Ozyilmaz, especializado em pesquisa e em cirurgias torácicas cardiovasculares, o grande pedaço de cachorro-quente estimulou o nervo chamado vago, também conhecido no Brasil como nervo pneumogástrico, que se estende da cabeça ao abdome. Esse estímulo desencadeou um ritmo cardíaco anormal na criança, que fez com que o coração dele parasse de repente, explicam os médicos no estudo. Depois de alguns exames, foi constatado que a criança sofria da Síndrome de Brugada.

A síndrome faz com que os ventrículos batam rapidamente o que impede que o sangue circule de modo normal pelo corpo. Segundo a professora de cardiologia pediátrica do Hospital Infantil Lucile Packard, de Stanford (EUA), Anne Dubin, há pouquíssimos casos como esse. “No que diz respeito à Síndrome de Brugada sintomática, trabalho na eletrofisiologia pediátrica há 23 anos, e provavelmente só vi duas ou três pessoas”, disse a médica à CNN.

A médica alerta que as crianças devem ser levadas para uma avaliação caso tenham algum adulto diagnosticado na família com a Síndrome de Brugada ou tenha uma história familiar de pessoas que morrem de repente.

Depois de solucionado o caso, os médicos colocaram um desfibrilador no peito do garoto para que ele não tivesse uma parada cardíaca repentina. “Isso é muito mais normal em adultos, mas às vezes acontece com crianças”, afirmou Dubin.

Acidente entre dois carros deixa um morto e dois feridos em Iguatu


Na tarde desta  última quinta-feira dia dia 07/09/2017, por volta de 14h10min, a Polícia Militar de Iguatu foi informada através do 190 que, na CE-375 (que liga os municípios: Iguatu x Jucás), próximo a Vila Barro Alto, havia ocorrido um acidente de trânsito envolvendo dois veículos e que havia uma vítima em óbito. A composição da PM seguiu para o local e constatou a veracidade dos fatos. 

Segundo populares, o veículo GM / KADETT Gl, de cor vermelha, ano 1995, conduzido por FRANCISCO L. ALVES MAMEDE, 38 anos, casado, natural de Iguatu/CE (que sofreu uma forte pancada na cabeça), seguia pela referida rodovia no sentido Jucás x Iguatu quando, no momento em que um veículo passava ao seu lado na faixa oposta, houve um toque lateral entre os dois veículos sendo que, o condutor do veículo descrito perdeu o controle, saiu da pista de rolamento e colidiu com um poste que caiu sobre o mesmo. Ressalto que, no momento do sinistro, haviam dois passageiros no veículo KADETT, que foram identificados como: ALAN CÉSAR A. LIMA, 28 anos, casado, natural de Iguatu/CE, que sofreu uma forte pancada na cabeça e outra no tórax; e MÁRCIO ROBERTO ALVES DE LIMA, 37 anos, amasiado, mecânico, natural de Iguatu/CE, que não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local. 

O rabecão pertencente ao IML de Iguatu realizou a remoção do corpo. As demais vítimas foram socorridas por uma viatura do Grupamento do Corpo de Bombeiros/CE.  Uma composição da Polícia Rodoviária Estadual compareceu no local para a adoção dos procedimentos de praxe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário