Web Radio Cultura Crato

segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Doenças matam mais do que violência em presídios do país


Os números impressionam: 517 presos morreram por complicações de doenças entre 1º de janeiro de 2015 e 1º de agosto. Durante o mesmo período, 37 detentos foram assassinados. Em seis anos, 278 dos 442 óbitos ocorridos foram causados por enfermidades. Foram cinco mortes por mês, entre 2010 e 2016. Os números estão em pesquisa do Ministério Público do Rio de Janeiro e do Instituto Igarapé.

Na capital, o pior presídio no ranking saúde é o Evaristo de Moraes. No chamado Galpão da Quinta da Boa Vista, localizado no bairro de São Cristóvão, morreram 70 presos em sete anos. O estudo aponta a superlotação como causa. Apenas em 2015 foram 87 óbitos. Procurada pelo G1, a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária não quis comentar a pesquisa.

No resto do país, inspeções de peritos do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT), do Ministério da Justiça, dão conta, segundo o UOL, que os estados campeões em violações aos direitos humanos nas cadeias, com relação à saúde, são Pará e Pernambuco.

Conforme contabilizou o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) ao jornal: "pessoas privadas de liberdade têm, em média, chance 28 vezes maior do que a população em geral de contrair tuberculose. A taxa de prevalência de HIV/Aids entre a população prisional era de 1,3% em 2014, enquanto entre a população em geral era de 0,4%".

Fonte: Notícias ao Minuto

Balanço do fim de semana registra 38 mortes violentas em acidentes e assassinatos


Na Grande Fortaleza, 19 pessoas foram assassinadas neste fim de semana

Trinta e oito pessoas morreram de forma violenta no Ceará no fim de semana. No Intervalo entre a última sexta-feira (11) e a madrugada desta segunda (14), foram registrados no estado, ao menos, 34 casos de homicídios e mais quatro mortes em conseqüência de acidentes de trânsito. Somente em Fortaleza, foram 11 pessoas assassinadas, entre elas, um policial militar. O balanço ainda é parcial.

Na Capital, os 11 crimes de morte ocorreram nos seguintes bairros: Jardim Iracema (2 casos), Padre Andrade, Cidade 2000, Parque Dois irmãos, José Walter, Serrinha, Canindezinho, Dias Macedo, Vicente Pinzón e Vila Velha. A informação é do Ceará News.

Na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), oito pessoas foram mortas nos seguintes Municípios: Caucaia (2), Pacajus (2), Maranguape (2), Maracanaú e Horizonte. Entre os mortos estão dois homens que tombaram numa troca de tiros com policiais militares em Pacajus. Eles seriam componentes de uma quadrilha. Seis bandidos foram presos e a PM apreendeu um vasto armamento.

No Interior Norte, foram registrados sete assassinatos, incluindo a morte de três bandidos que trocara tiros com a Polícia Militar na madrugada desta segunda-feira na cidade de Boa Viagem (a 217Km de Fortaleza). Além de Boa Viagem, ocorreram homicídios nos seguintes Municípios do Interior Norte, Sobral, Acarape, Umirim e Uruburetama.

No Interior Sul, foram mais oito assassinatos nos Municípios a seguir: Morada Nova, Quixadá, Mauriti, Caririaçu, Parambu, Quixeré, Campos Sales e Tabuleiro do Norte.

Acidentes fatais

Pelo menos, quatro pessoas morreram em acidentes de trânsito no fim de semana no Ceará. José de Arimatéia Mariano de Oliveira, 53 anos, morreu em decorrência de um desastre no Município de Barro (a 467Km de Fortaleza).

Francisco Sandro do Nascimento Arruda, 31 anos, foi vítima de atropelamento na BR-222, na zona rural do Município de Sobral, na zona Norte do Estado.

Outras duas vítimas não identificadas morrerem em acidentes no Anel Viário (Maracanaú) e na BR-222, altura do Km 90, em Umirim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário