Web Radio Cultura Crato

segunda-feira, 5 de janeiro de 2026

Papa pede soberania da Venezuela após captura de Maduro pelos Estados Unidos

 


Foto Reprodução/Vaticano News
O papa Leão XIV afirmou neste domingo (4) que a Venezuela deve permanecer um país independente, após a captura do presidente Nicolás Maduro por autoridades dos Estados Unidos. Durante pronunciamento na Praça de São Pedro, após a oração dominical, o pontífice declarou acompanhar a situação no país sul-americano com “profunda preocupação” e fez um apelo pelo respeito aos direitos humanos.

“O bem-estar do amado povo venezuelano deve prevalecer sobre todas as outras considerações e levar à superação da violência e ao início de caminhos de justiça e paz, garantindo a soberania do país”, disse Leão XIV diante de fiéis reunidos no Vaticano.

Primeiro papa nascido nos Estados Unidos, Leão XIV já havia se posicionado contra qualquer solução violenta envolvendo a Venezuela. No início de dezembro, o pontífice fez um apelo para que Washington priorizasse o diálogo com Caracas antes de qualquer operação no país, reiterando sua oposição a intervenções armadas.

Leão XIV, que é nascido nos EUA, também mantém vínculos profundos com a América Latina, especialmente com o Peru, onde atuou como missionário por quase três décadas e chegou a se naturalizar cidadão peruano. A trajetória reforça sua atuação frequente em temas ligados à soberania, justiça social e direitos humanos na região.

Com informações do Site Opinião CE.

Jovem tem casa invadida e é assassinado a tiros no interior do Ceará

Foto Reprodução 
Um jovem de 24 anos foi morto a tiros dentro da própria residência na madrugada deste último sábado (3), na localidade de Poço Comprido, zona rural do município de Boa Viagem.

Segundo informações preliminares, homens invadiram o imóvel por volta de duas da madrugada, e efetuaram diversos disparos contra a vítima, identificada como Antônio Maciel Luíz dos Santos. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

A Polícia Militar foi acionada e realizou os primeiros levantamentos na área. O caso será investigado pela Polícia Civil, que deve apurar a autoria e a motivação do homicídio.

Não há informações sobre os criminosos. A quantidade de tiros ainda não foi informada.

Com informações do Site Revista Central.

Nenhum comentário:

Postar um comentário