O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará uma cirurgia de catarata no olho esquerdo. Segundo o Planalto, os exames pré-operatórios foram feitos nesta quinta-feira (29), em Brasília, confirmando as expectativas de que a cirurgia seja feita na sexta-feira (30).

Lula fez o mesmo procedimento em 2020, mas no olho direito. O presidente chegou hoje de madrugada da viagem que fez ao Panamá, onde participou do Fórum Econômico Internacional – América Latina e Caribe 2026. Ele passou o dia na Granja do Torto.
A catarata é um processo natural de envelhecimento que resulta na perda da transparência do cristalino, que é a lente natural dos olhos, deixando-o opaco e esbranquiçado. Pode ocorrer também por outros motivos, como diabetes, uso de medicamentos com corticoides ou traumas oculares.
O indivíduo que tem esse problema tem a sensação de enxergar através de um vidro embaçado, como se estivesse em um ambiente esfumaçado ou nublado.
Por meio de procedimento cirúrgico, é possível substituir essa lente natural opaca por uma artificial transparente.
Fonte: Agência Brasil/ EBC
Mais de 10 integrantes de grupo criminoso são presos em Juazeiro do Norte, no Ceará e em outros dois estados
Mais de 10 integrantes de um grupo criminoso foram presos durante a Operação Sintonia, deflagrada pela polícia na manhã desta sexta-feira (30), no Ceará e nos estados de São Paulo e Santa Catarina. No território cearense, as prisões ocorreram, entre outras cidades, em Juazeiro do Norte.
Ao todo, a operação cumpre 40 mandados judiciais, sendo 25 de prisão preventiva e 15 de busca e apreensão, contra investigados ligados a uma facção criminosa de origem paulista. Além de Juazeiro do Norte, as ações no Ceará aconteceram em Mombaça, Maranguape, São Benedito, Sobral, Madalena e Caucaia.
Segundo a Polícia Civil, todos os alvos possuem antecedentes criminais e histórico de envolvimento com crimes como homicídios, roubos e tráfico de drogas. Alguns dos suspeitos já utilizavam tornozeleira eletrônica e, mesmo assim, continuavam atuando para o grupo criminoso.
Durante a operação, os agentes apreenderam armas de fogo, munições, drogas, aparelhos celulares, dinheiro e outros materiais ilícitos. Em uma das abordagens, um suspeito tentou fugir, mas foi capturado pouco depois.
A Operação Sintonia mobilizou mais de 100 policiais civis e foi coordenada pela 2ª Seccional de Interior Sul, com apoio de setores de inteligência da Polícia Civil. Além do cumprimento dos mandados, também houve prisões em flagrante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário