Web Radio Cultura Crato

quarta-feira, 21 de janeiro de 2026

116 cidades do Ceará têm avisos de chuvas intensas, 15 delas até domingo (25)

 


Foto Davi Rocha.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta terça-feira (20), dois avisos meteorológicos de chuvas intensas para o Ceará. Um é válido até as 23h59 de quarta-feira (21), enquanto o outro segue até a noite de domingo (25).

De acordo com a entidade, 101 municípios estão sob "perigo potencial" no aviso mais curto, que abrange Norte Cearense, Noroeste Cearense, Região Metropolitana de Fortaleza, Jaguaribe e Sertões Cearenses.

Já a lista mais longa envolve 15 cidades do Sul Cearense.

Nos dois casos, há riscos potenciais de chuva entre 20 mm/h e 30 mm/h ou de até 50 mm/dia, além de ventos intensos, de 40 km/h a 60 km/h. O cenário aponta para baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Cuidados durante as chuvas

Em caso de rajadas de vento, o Inmet indica que a população não se abrigue debaixo de árvores, uma vez que há leve risco de queda e descargas elétricas.


Além disso, não se deve estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. As pessoas também devem evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil, pelo telefone 199, e ao Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193.

Com informações do Diário do Nordeste.

Ceará tem a terceira maior fila do INSS do Brasil com 217 mil pedidos travados

Foto Thiago Gadelha.
Aos 70 anos, Iradene Almeida convive com dores constantes nas costas e com a espera por uma resposta do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Costureira ao longo da vida, ela aguarda desde maio de 2025 a concessão da aposentadoria definitiva.

Enquanto isso, tenta complementar a renda com pequenos trabalhos feitos em casa, já que as limitações físicas impostas por artrite reumatoide e hérnias de disco a impedem de manter uma rotina regular de trabalho.

A história de Iradene se soma à de milhares de cearenses que enfrentam a demora na análise de benefícios do INSS.

217.975 pedidos aguardam análise no Ceará, de acordo com os dados mais recentes do Portal da Transparência (setembro), com destaque para os benefícios assistenciais (BPC), que concentram a maior parte da fila e os maiores tempos de espera

O Ceará é o terceiro estado do País com mais gente nessa fila do INSS, perdendo apenas para São Paulo (423.802) e Minas Gerais (245.551).

Com informações do Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário