A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo confirmou a morte de um homem por dengue na cidade de Nova Guataporanga, na região Oeste do estado, próxima de Presidente Prudente, área de divisa com o estado do Mato Grosso do Sul. Trata-se da primeira morte pela doença este ano.



Embora os sintomas tenham iniciado no dia 3 de janeiro a data é computada como 2025 para fins epidemiológicos, por ser a semana iniciada no ano passado.
Segundo o Ministério da Saúde os casos de dengue no país, em 2026, somam 9.667 casos prováveis com três óbitos em investigação.Em 2025 foram 1.665.793 casos prováveis e 1780 óbitos.
O período de maior incidência da dengue no Brasil nos últimos dois anos foi entre o começo de março (oitava semana) e o final de maio (vigésima semana).
Em 2025, o estado de São Paulo teve 881.280 casos confirmados, 1122 óbitos confirmados e 56 em investigação, além de 1461 casos de dengue grave.
Em 2026, o estado já registra 971 casos confirmados e 3.389 em investigação, dentre os quais dois óbitos. Há até o momento três casos de dengue graves confirmados em território paulista.
As regiões de Araçatuba e Presidente Prudente, no Oeste do estado, têm as maiores taxas de incidência, respectivamente com 13,58 e 8,57 casos por 100 mil habitantes.
Com informações da Agência Brasil.
Ceará é pioneiro na vacinação contra dengue em dose única
![]() |
| Foto Reprodução |
Três cidades brasileiras iniciam neste sábado neste sábado (17) a campanha de vacinação contra a dengue utilizando a nova vacina Butantan-DV com dose única. Selecionada pelo Ministério da Saúde, a cidade é um dos três municípios brasileiros escolhidos para iniciar a aplicação do imunizante inédito.
Maranguape (CE), Nova Lima (MG) e Botucatu (SP) foram as três primeiras cidades brasileiras a receber a vacina contra a dengue em dose única.
Neste sábado, haverá um Dia D de vacinação em Maranguape, que ocorrerá das 8h às 16h e contará com uma ampla rede de atendimento, abrangendo os 35 postos de saúde do município, além de pontos estratégicos, como a Rodoviária e o Estacionamento do Supermercado Mix Mateus, facilitando o acesso da população à vacinação.
Além do Dia D, o município contará com ponto de vacinação em formato drive-thru, que funcionará de 17 a 30 de janeiro, de segunda a sábado, das 8h às 16h, exceto nos dias 19 e 20 de janeiro (feriado). O drive-thru será instalado em frente à Secretaria Municipal da Saúde, localizada na Praça Senador Almir Pinto, nº 217 – Centro.
Com informações do G1 Ceará


Nenhum comentário:
Postar um comentário