Web Radio Cultura Crato

quarta-feira, 14 de janeiro de 2026

Profetas da chuva apontam inverno mais chuvoso no Ceará a partir de março de 2026

 


Foto: Natinho Rodrigues/ Opinião CE
Os Profetas da Chuva indicaram que o Ceará deve registrar um inverno mais chuvoso em 2026, com maior regularidade das precipitações a partir do mês de março. As previsões foram apresentadas neste fim de semana, em Quixadá, durante a 30ª edição do Encontro dos Profetas da Chuva, evento que reúne mestres da sabedoria popular, agricultores, pesquisadores, visitantes e representantes do poder público.

Mesmo entre os profetas mais cautelosos, houve consenso de que as chuvas mais significativas devem se concentrar no período entre março e maio, tradicionalmente considerado o auge da quadra chuvosa no Estado. Segundo o profeta Josué Viana, os sinais observados na natureza apontam para um cenário mais favorável em 2026, especialmente após o início do outono.

Também participante do encontro, o profeta Wertas Saldanha explicou que suas previsões são baseadas na observação das plantas e na reação do sal às variações climáticas, métodos tradicionais transmitidos entre gerações no Sertão cearense.

A edição comemorativa reuniu profetas da chuva de diversas regiões do Estado e teve como objetivo compartilhar previsões sobre a quadra chuvosa de 2026, além de valorizar uma tradição cultural que atravessa gerações e segue viva no semiárido nordestino.

Idealizador do encontro e assessor da diretoria da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Helder Cortez destacou que o evento vai além das previsões climáticas. “O Encontro dos Profetas da Chuva resgata a cultura nordestina e chama a atenção para o cuidado com a fauna e a flora”, afirmou.

Presente na programação, a vice-governadora do Ceará, Jade Romero (MDB), ressaltou a sabedoria popular como patrimônio do povo cearense. Ela destacou a bravura, a inventividade e a fé dos sertanejos, além de enaltecer o sol e o vento como riquezas naturais do Estado. Jade também mencionou os investimentos do Governo do Ceará nessas fontes para a produção de energia limpa e para a atração de novos investidores.

O Encontro dos Profetas da Chuva segue como um dos mais simbólicos eventos culturais do interior do Ceará, unindo tradição, conhecimento empírico e debate sobre o futuro climático do Estado.

Com informações do Site Opinião CE.

Sobrevivente que perdeu mãe, irmã e prima em acidente de trânsito no interior do Ceará está hospitalizada em estado grave

Foto Reprodução 
A mulher sobrevivente da colisão que deixou três mulheres da mesma família mortas no Ceará continua internada, em Quixeramobim, em estado grave e sem previsão de alta. O acidente envolvendo três carros ocorreu neste último sábado (10), em um trecho da BR-020, no município de Canindé.

Identificada como Viviane Soares dos Santos, ela é fisioterapeuta e irmã gêmea de Vitória Soares dos Santos, que morreu no acidente. A mãe e uma prima de Viviane eram as outras vítimas.

Segundo o Hospital Regional do Sertão Central, no município de Quixeramobim, a paciente está internada na unidade desde o sábado (10), continua em estado grave com acompanhamento da equipe multiprofissional e sem previsão de alta

Com informações do G1 Ceará.

Ceará registra 142 mil novas empresas em 2025, recorde histórico do estado

Foto Divulgação | Ascom CDL Fortaleza
O Ceará registrou um ano histórico na criação de empresas em 2025, segundo balanço da Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec). Foram formalizados 142.163 novos negócios, o maior número da história do estado, registrando um crescimento de 27,22% em relação a 2024, consolidando o estado como um ambiente propício para empreendimentos estruturados.

O destaque do relatório fica por conta das empresas com maior porte e organização jurídica. Enquanto os Microempreendedores Individuais (MEIs) cresceram 18,98%, as categorias que exigem maior estruturação, como Microempresas (ME), 

Empresas de Pequeno Porte (EPP) e empresas normais, avançaram 52,54%, quase três vezes mais rápido. Entre elas, as Microempresas lideraram o crescimento, passando de 23.429 registros em 2024 para 34.266 em 2025, um salto de cerca de 46%.

Para o presidente da Jucec, Eduardo Jereissati, os números refletem uma mudança qualitativa no empreendedorismo local. “O fato de o crescimento sem MEI ser quase o triplo do crescimento do MEI (52% vs 18%) prova que o empreendedorismo de necessidade está dando lugar a um empreendedorismo de oportunidade e estruturado“, destaca.

Com informações do Site Opinião CE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário