
Os municípios cearenses de Choró, Senador Sá e Potiretama terão novas eleições no próximo dia 1º de março. A data foi definida nesta segunda-feira (12) pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). Conforme o cronograma, as convenções partidárias devem ocorrer entre os dias 23 e 25 de janeiro.
As eleições suplementares foram convocadas após a cassação das chapas eleitas nas três cidades por crimes eleitorais. Entre os três casos, o que teve maior repercussão foi o de Choró. O prefeito Bebeto Queiroz (PSB) sequer chegou a tomar posse e está foragido há mais de um ano, desde 5 de dezembro de 2024.
Bebeto teve o mandato cassado por compra de votos e ficou inelegível por oito anos. Em setembro do ano passado, o ex-deputado federal Capitão Wagner (União Brasil) denunciou que o prefeito poderia estar escondido em Juazeiro do Norte.
Em Potiretama, o prefeito Luan Dantas (PP) e a vice-prefeita Solange Campelo (PT) perderam os mandatos após o TRE-CE entender que houve uso indevido de meios de comunicação e de propaganda institucional em período vedado durante as eleições de 2024.
Já em Senador Sá, além do abuso de poder político, o Tribunal reconheceu a ocorrência de abuso de poder econômico. O prefeito Bel Júnior (PP) e a vice-prefeita Maria Veriani (PP) realizaram um evento financiado pelo então candidato, com estrutura de comício, festas, brindes e distribuição de alimentos.
Atentado à bala registrado em Mauriti e um homem lesionado a tiros em Jardim

Mais duas tentativas de homicídios à bala foram registradas na tarde deste domingo na região do Cariri. Por volta das 13 horas homens chegaram de moto numa casa na Avenida Fernandes Teles Cartaxo em Mauriti à procura do vendedor de frangos Márcio Bartolomeu de Barros, de 41 anos, o “Alemão”. A esposa dele notou o garupeiro armado, disse que o marido não estava e adentrou o imóvel ouvindo depois os disparos e o vendedor teria sido visto correndo.
No último dia 21 de dezembro ele pilotava a moto conduzindo Joel Moreira de Sousa, de 26 anos, morto a tiros na CE-397 no Distrito do Coité. Alemão saiu lesionado com um tiro de raspão na cabeça e não recorreu ao atendimento médico por medo de represálias. Perto do local do atentado deste domingo, policiais militares encontraram apenas a moto dele atingida por projéteis. O mesmo responde por lesão corporal e violência doméstica e não se sabe foi ou não atingido por projéteis e nem o paradeiro.
Já por volta das 17h30min, na Rua Odilon Leite de Oliveira (Vila Santa Terezinha) em Jardim, Francisco Tales Temóteo, de 31 anos, foi lesionado a tiros na axila, coxa esquerda, tórax e ombro esquerdo por dois homens numa moto. Ele responde por ameaças, violência doméstica, é investigado como suspeito de homicídio em 2017 no bairro Frei Damião em Juazeiro e usa tornozeleira. O mesmo já tinha sofrido tentativa de homicídio em setembro e, na sua casa, a polícia apreendeu uma arma artesanal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário