![]() |
| Foto Yasmin Fonseca/MIDR. |
A Ferrovia Transnordestina iniciou neste domingo (11), a segunda viagem-teste, com o transporte de carga de sorgo, um tipo de cereal. A saída ocorreu às 14h, da cidade de Bela Vista, no Piauí, e o destino é o Terminal Integrador de Iguatu, município do Ceará.
A carga deve chegar em solo cearense entre 5h e 6h desta segunda-feira (12). O percurso é de 585 quilômetros, e é o mesmo feito na primeira operação experimental.
Segundo o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), a carga de cereal será transportada em 20 vagões, e será levada para granjas.
A nova etapa representa um marco técnico da evolução da obra, que já dura quase 20 anos em meio a atrasos e impasses jurídicos. A previsão de entrega é 2028.
"A Transnordestina deixou de ser uma promessa de longo prazo para se consolidar como uma realidade operacional. Este aporte de R$ 700 milhões reafirma o papel da Sudene na viabilização de uma obra com alto potencial de transformação da logística nordestina”, comentou Francisco Alexandre, superintendente da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).
A primeira viagem da Transnordestina ocorreu em 18 de dezembro, com o transporte de milho. O início dos testes da linha férrea deveria ter ocorrido em 24 de outubro, mas a viagem foi barrada na véspera pelo Ibama.
Com informações do Diário do Nordeste.
Acidente de trânsito no interior do Ceará deixa três mulheres da mesma família mortas
![]() |
| Foto Reprodução |
Um acidente envolvendo três carros deixou três pessoas da mesma família mortas na BR-020, em Canindé, interior do Ceará. Entre as vítimas estão uma enfermeira, a mãe e a prima dela. O acidente aconteceu neste último sábado (10).
O Corpo de Bombeiros informou que três vítimas morreram no local, e uma foi socorrida e levada a um hospital. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que a sobrevivente está internada, com quadro de saúde estável.
As mulheres que morreram foram identificadas como:
Vitória Soares dos Santos, 29 anos, enfermeira da UAPS Pe. Paulo, em Boa Viagem, no interior do Ceará. Ela possuía uma clínica no mesmo município.
Maria Benoli Soares dos Santos, 64 anos, comerciante e mãe de Vitória
Sarah Farias Pimentel, 22 anos, prima de Vitória.
Era estudante de licenciatura em Química no Campus de Boa Viagem do Instituto Federal do Ceará (IFCE) monitora do Projeto Profissionalizar e Incluir da Prefeitura de Boa Viagem.
A sobrevivente é Viviane Soares, irmã gêmea de Vitória. As três mulheres eram naturais de Boa Viagem. A prefeitura do município decretou luto oficial de três dias após as mortes.
“A partida dessas vidas, de forma tão repentina, deixa um vazio imenso e comove toda a nossa cidade. Neste momento de profunda dor, nos unimos em solidariedade às famílias, amigos e colegas, desejando conforto, força e fé para atravessar este luto”, disse a nota do governo municipal.
O Campus de Boa Viagem do IFCE emitiu nota de pesar lamentando a morte de Sarah. "Ao mesmo tempo presta solidariedade e condolência a familiares, amigos e colegas enlutados pela irreparável perda", disse a nota assinada pelo diretor-geral do campus, João Paulo Arcelino do Rêgo, e pelo reitor José Wally Mendonça Menezes.
O Corpo de Bombeiros disse que as quatro vítimas estavam no mesmo carro.
Um segundo veículo teve um ocupante socorrido com ferimentos e encaminhado para atendimento médico. No terceiro veículo envolvido, não houve registro de pessoas feridas.
As equipes do Corpo de Bombeiros atuaram de forma integrada com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Perícia Forense e o Instituto Médico Legal (IML), realizando os procedimentos de resgate, isolamento da área e apoio às demais instituições responsáveis pela apuração dos fatos.
Com informações do G1 Ceará.


Nenhum comentário:
Postar um comentário