Web Radio Cultura Crato

sábado, 10 de janeiro de 2026

Transnordestina realiza a segunda viagem com transporte de grãos para Iguatu

 


Foto Kid Junior
A ferrovia Transnordestina realiza sua segunda viagem de teste para o transporte de grãos com destino ao Ceará, neste domingo, 11 de janeiro de 2026.

A operação prevê o deslocamento de 20 vagões carregados com sorgo, que sairão do Piauí com destino a Iguatu, na região Centro-Sul do Estado.

A composição ferroviária parte às 14h do Terminal Intermodal do Piauí, localizado em Bela Vista do Piauí, e tem previsão de chegada entre 5h e 6h da segunda-feira, 12, ao Terminal Logístico de Iguatu. A carga será destinada às granjas da região central do Ceará.

A viagem marca a segunda operação de teste da Transnordestina com transporte de grãos, dando sequência à primeira experiência realizada em dezembro do ano passado, quando a ferrovia transportou milho ao longo do mesmo trecho.

Na operação deste domingo, serão utilizados 20 vagões carregados com sorgo, grão amplamente utilizado na alimentação animal. O percurso conecta o Sul do Piauí ao interior cearense, passando por trechos já concluídos da ferrovia.

Com informações do O Povo.

Apesar do tarifaço, Ceará lidera crescimento das exportações no Brasil em 2025

Foto Kid Junior 
O Ceará encerrou o ano de 2025 com o maior crescimento do Brasil nas exportações em comparação a 2024, mesmo diante de um cenário internacional adverso marcado por barreiras comerciais e pelo tarifaço imposto pelos Estados Unidos. Na contramão das dificuldades globais, o estado alcançou resultados históricos nas vendas para o mercado externo.

Em termos de valores, as exportações cearenses passaram de 1,5 bilhão de dólares em 2024 para 2,3 bilhões de dólares em 2025, representando um crescimento de 56%. A siderurgia liderou esse avanço, com 1,18 bilhão de dólares exportados, mais que o dobro do ano anterior. Outros setores também contribuíram para o desempenho positivo, como calçados, óleos e gorduras vegetais e minerais não metálicos.

O bom resultado também foi impulsionado pelo agronegócio, especialmente pela fruticultura e pelo setor de pescados, que ampliaram mercados apesar das restrições internacionais. Segundo a secretária executiva da Indústria do Ceará, Brígida Miola, o estado se destacou mesmo em um contexto geopolítico desafiador, liderando o ranking nacional de exportações. Já o secretário executivo do Agronegócio, Silvio Carlos, ressaltou o trabalho de abertura de novos mercados e a ampliação da área de cultivo do melão, principal produto exportado.

Para o Governo do Estado, o desempenho está diretamente relacionado ao diálogo com o setor produtivo e às políticas de incentivo adotadas para minimizar os impactos do tarifaço norte-americano. Medidas como apoio financeiro, incentivos fiscais e ações do Fundo de Desenvolvimento Industrial foram fundamentais para garantir fôlego aos exportadores. 

A expectativa para 2026 é de continuidade no crescimento, com projeções otimistas e a possibilidade de retomada das exportações para a União Europeia, ampliando ainda mais a presença do Ceará no comércio internacional

Com informações da Mais .

Nenhum comentário:

Postar um comentário