Web Radio Cultura Crato

segunda-feira, 26 de janeiro de 2026

Maioria dos açudes do Ceará está com 50% ou menos da capacidade

 

Foto Governo do Estado do Ceará

Mais da metade dos açudes do Ceará está com 50% ou menos da capacidade ocupada. Os dados são do Portal Hidrológico do Ceará, da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Dos 144 reservatórios do Estado, 75 estão abaixo da metade do volume total. A cada dez açudes cearenses, três está com menos de 30% da capacidade — 43 dos 144 estão nesta situação.

Entre os com melhores condições, 26 (18% do total) estão acima de 70% do volume. Nenhum açude cearense está sangrando, e apenas o reservatório Caldeirões, em Saboeiro, na bacia hidrológica do Alto Jaguaribe, está com mais de 90% da capacidade ocupada.

Situação dos açudes no Ceará e previsão da quadra chuvosa

A quantidade de açudes em situação crítica ou muito crítica acende alerta ao se considerar as projeções de chuvas para o Estado. Para janeiro, a expectativa da Funceme é de chuvas irregulares, mal distribuídas, e abaixo da média histórica.

Nos três primeiros meses da quadra chuvosa, que vai de fevereiro a maio, o cenário também é preocupante. Ainda de acordo com os dados da Funceme, a probabilidade de precipitação abaixo da média é de 40%.

Os profetas da chuva, que avaliam sinais da natureza para fazer previsões sobre as chances de um "inverno" satisfatório, também têm poucas expectativas para a quadra chuvosa. No encontro anual do grupo, realizado em Quixadá no começo deste mês, o prognóstico foi de um período "de fraco a intermediário".

Com informações do O Povo.

Queda de raio em ato de Nikolas Ferreira, em Brasília, deixa dezenas de feridos

Foto: Sérgio Lima / AFP.
Um raio atingiu a região da Praça do Cruzeiro, em Brasília, onde estava marcado o encerramento da caminhada do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) e deixou dezenas de feridos no início da tarde deste domingo (25). Segundo nota do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), 72 vítimas foram atendidas no local. 

Dos atingidos, 42 se encontram "estáveis, conscientes e orientados". A corporação informou que oito vítimas possuem "condições instáveis".

No total, 30 feridos foram encaminhados ao Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) e ao Hospital Regional da Asa Norte (HRAN).

Os manifestantes estavam no local para receber Nikolas Ferreira, que saiu em caminhada de mais de 200 km na última segunda-feira (19) do município de Paracatu, no interior de Minas Gerais.

O objetivo do parlamentar é protestar contra as decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) e pedir a liberdade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e dos condenados pelos ataques contra a democracia de 8 de janeiro de 2023. Nikolas e outros parlamentares ainda buscam pressionar pela derrubada do veto da PL da Dosimetria.

Atendimento a vítimas

"A Corporação atuou de forma imediata, empregando 25 viaturas, sendo 10 (dez) Unidades de Resgate (URs), para o pronto atendimento às pessoas atingidas", pontuou o CBMDF.

Ainda conforme o Corpo de Bombeiros, equipes na Praça do Cruzeiro fazem "a triagem, o suporte pré-hospitalar e o transporte das vítimas, conforme os protocolos operacionais".

Com informações do Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário