
O ex-presidenciável Ciro Gomes (PSDB) lidera as intenções de votos para o governo do Ceará em todos os cenários, de acordo com uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (22), pelo Instituto Paraná. O levantamento, com grau de confiança de 95%, ouviu 1.502 eleitores em 68 municípios, entre os dias 17 e 21 de janeiro. A margem de erro é de 2,6 pontos percentuais, para mais ou para menos.
No cenário estimulado, onde o nome de possíveis candidatos são mencionados aos entrevistados, Ciro Gomes lidera com 44,8% das intenções de voto. Em seguida, aparece o atual governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), com 34,2%. Eduardo Girão (Novo) ficou em terceiro lugar, com 7,9% dos resultados. O último nome apresentado, de Jarir Pereira (Psol) , somou 1,6% de preferência eleitoral.
O quantitativo de entrevistados que afirmaram votar em nenhum, branco ou nulo foi de 6,3%. Enquanto o de pessoas que não sabem ou não opinaram foi de 5,3%.
- Ciro Gomes: 44,8%
- Elmano de Freitas: 34,2%
- Eduardo Girão: 7,9%
- Professor Jarir Pereira: 1,6%
- Não sabe/não opinou: 5,3%
- Nenhum/Branco/Nulo: 6,3%
Segundo turno
Simulando um segundo turno entre Ciro Gomes e Elmano, os ouvidos pelo Instituto Paraná deram preferência ao ex-ministro. Neste cenário, Ciro somou 51,9% das intenções, enquanto Elmano alcançou 37,2%
O percentual de entrevistados que não sabem ou não opinaram foi de 4,5%. Já os que afirmaram votar em nenhum, branco e nulo foi de 6,4%.
- Ciro Gomes: 51,9%
- Elmano de Freitas: 37,2%
- Não sabe/não opinou: 4,5%
- Nenhum/Branco/Nulo: 6,4%
Espontânea
No panorama espontâneo, os percentuais são menores. Nele, Ciro Gomes lidera com 15% das intenções. Elmano de Freitas com 12,3%, Camilo Santana (PT), com 4%, Eduardo Girão com 0,9% e Jair Pereira com 0,1%.
O destaque neste cenário é para os eleitores que não souberam ou não opinaram. Juntos, somaram 60,2%. Outros 1,1% citaram nomes diferentes. O percentual de pessoas que votariam em ninguém, branco ou nulo, é de 6,5%.
- Ciro Gomes: 15,0%
- Elmano de Freitas: 12,3%
- Camilo Santana: 4,0%
- Eduardo Girão: 0,9%
- Professor Jarir Pereira: 0,1%
- Outros nomes citados: 1,1%
- Não sabe/não opinou: 60,2%
- Ninguém/Branco/Nulo: 6,5%
O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número CE-05139/2026, sob encomenda de Don7 Media.
Dois homicídios à bala esta madrugada em Juazeiro e comerciante morreu num acidente em Nova Olinda

Três mortes violentas foram registradas no Cariri entre a tarde desta quarta-feira (21) e madrugada de hoje. Por volta das 15 horas o comerciante Francisco Luiz Rodrigues Filho, de 30 anos, teve a moto colhida por uma picape Saveiro e morreu na Rodovia Santana do Cariri em Nova Olinda. Ele residia no Sítio Lagoinha em Nova Olinda e era dono do Frigorífico Rodrigues no centro da cidade. O motorista de um Fiat que fugiu, invadiu a rodovia quando o idoso condutor da Picape tentou desviar causando o acidente.
HOMICÍDIOS – Já por volta das duas horas da madrugada desta quinta-feira o reciclador João Victor Cavalcante Araújo, de 17 anos, que residia na Rua José Iramar de Macedo (Bairro Brejo Seco) em Juazeiro, foi morto com vários tiros. A vítima era usuária de drogas e o crime aconteceu na Rua Leonardo Morais naquele bairro, onde estiveram policiais militares atendendo a ocorrência.
Cerca de três horas depois, ainda pela madrugada, o corpo de um homem tornozelado foi encontrado na Rua Josias Inojosa de Oliveira perto da Carroceria Cariri na área do Sítio Santa Rosa próximo ao Distrito Industrial em Juazeiro. Estava perto de munições deflagradas e rastros de pneu de moto na via que não é pavimentada. A reportagem ainda não conseguiu a identificação e já são 10 homicídios este mês em Juazeiro ou 150% a mais que os quatro registrados no primeiro mês do ano passado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário