![]() |
| Foto Wanderson Lima |
Um funcionário de uma barraca de praia encontrou uma onça-parda dentro do estabelecimento ao chegar para abrir o local na manhã desta segunda-feira (7), no município de Camocim, a cerca de 360 quilômetros de Fortaleza. O animal foi recolhido por autoridades municipais e entregue, no período da tarde, ao Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA).
O animal é da espécie Puma concolor, conhecida como onça-parda. O funcionário a encontrou dentro de um compartimento da barraca usado para guardar bebidas. Depois, o proprietário da barraca acionou a Defesa Civil de Camocim, que foi ao local com a Autarquia de Meio Ambiente (AMA).
A barraca onde a onça estava fica localizada na Praia da Tatajuba, em uma área de dunas e com diversas lagoas próprias para o banho. Conforme os agentes, o animal é uma fêmea jovem, estava aparentemente sadia e não manifestou hostilidade.
O secretário da AMA de Camocim, Roberto Caracas, disse que o animal não atacou ninguém e que ele estava acuado diante da presença de tantas pessoas. Ele disse que é a primeira vez que o aparecimento de uma onça-parda é registrado no município, embora já tenha havido relatos de avistamento. "[Os funcionários] Tomaram um susto quando viram o animal lá dentro", afirmou.
A onça foi contida pelos agentes municipais e posta dentro de uma gaiola fornecida pela Secretaria Estadual de Proteção Animal (Sepa). De tarde, com a chamada do BPMA, foi decidido que o animal seria levado para Fortaleza para a realização de exames.
Conforme a equipe de resgate, a onça apresentava um comportamento dócil, o que levantou suspeitas sobre a possibilidade de ela ter sido mantida ilegalmente em cativeiro. Por isso, somente após os exames será determinado se o animal será imediatamente reintegrado à natureza ou se vai passar por um processo de readaptação.
Com informações do G1 Ceará.
Porto Seco de Quixeramobim negocia com Mercado Livre, Shopee e Assaí
![]() |
| Foto David Rocha / SVM |
Estão em andamento negociações para a instalação das gigantes do e-commerce Mercado Livre e Shopee, além da rede de atacarejo Assaí Atacadista, no Porto Seco de Quixeramobim.
A informação foi confirmada por Ricardo Azevedo, CEO do Value Global Group, empresa responsável pelo terminal, durante a cerimônia de lançamento da pedra fundamental do empreendimento, na manhã dessa última segunda-feira (7).
Em junho deste ano, o Mercado Livre cogitou instalar um centro de distribuição no Ceará, mas posteriormente recuou da decisão.
O Diário do Nordeste solicitou mais informações à empresa sobre o novo investimento, o centro logístico de Quixeramobim, e aguarda uma resposta.
A reportagem também entrou em contato com a Shopee e com o Assaí para obter mais detalhes sobre as negociações e espera retorno.
O porto seco será transformado em um complexo industrial e portuário, englobando toda a cadeia produtiva, desde a agricultura até a finalização dos produtos destinados ao comércio.
O empreendimento, que será implantado em uma área superior a 362 hectares, será executado em duas fases. A entrega do terminal está prevista para agosto de 2026, com uma estrutura intermodal e multipropósito.
Somente após a conclusão dessa etapa, a Receita Federal implantará o posto alfandegário, destinado exclusivamente às operações de exportação.
De acordo com a projeção da empresa, o investimento total será de R$ 1 bilhão, dos quais aproximadamente R$ 650 milhões já foram aplicados até o momento.
Com informações do Diário do Nordeste.


Nenhum comentário:
Postar um comentário