![]() |
| Foto Reprodução |
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, recebeu na fábrica da Biomm, em Nova Lima, em Minas Gerais, o primeiro lote de insulinas produzidas por meio de Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo.
Com a transferência da tecnologia da farmacêutica indiana Wockhardt, o Brasil volta a fabricar o medicamento 100% nacional, sendo viabilizada pelo laboratório público Fundação Ezequiel Dias e pela brasileira Biomm.
Na ocasião, foram entregues 207.385 mil unidades do medicamento – sendo 67.317 frascos de insulina regular e 140.068 de insulina NPH. Após a transferência total da tecnologia, o Brasil produzirá 50% da demanda relacionada às insulinas NPH e regular no SUS, ou seja, cerca de 45 milhões de doses anuais.
Com investimentos de R$ 142 milhões na aquisição da tecnologia, cerca de 350 mil pessoas com diabetes serão beneficiadas. Os contratos preveem a entrega para a rede pública de 8,01 milhões de unidades de insulina, entre frascos e canetas, em 2025 e 2026. A iniciativa integra a Estratégia Nacional para o Desenvolvimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde.
A medida é fundamental para reduzir a dependência externa na aquisição do medicamento essencial ao tratamento de pacientes com diabetes atendidos pela rede pública.
Com informações do Ceará Agora.
Ceará é o estado com o maior percentual de crianças alfabetizadas na idade certa
![]() |
| Foto Fabiane de Paula/SVM |
O Ceará foi o único estado do Brasil a superar 80% de crianças da rede pública de ensino alfabetizadas na idade certa. O resultado deixou o estado em primeiro lugar no país, conforme os dados divulgados pelo Ministério da Educação nesta sexta-feira (11).
O objetivo do Ministério da Educação é que os estados atinjam 80% de crianças alfabetizadas na idade certa até 2030. O Ceará ultrapassou o número em 2024, obtendo 85,3% no Indicador Criança Alfabetizada.
“Pelo segundo ano consecutivo, o Ceará tem o melhor percentual de crianças aprendendo a ler e escrever no segundo ano [do ensino fundamental]. Mais de 85% das crianças cearenses aprendem a ler e escrever no segundo ano, o único estado brasileiro a alcançar esse percentual”, comemorou o governador do estado, Elmano de Freitas (PT).
“Isso é resultado do trabalho permanente, contínuo, dos nossos profissionais de educação, do regime de colaboração do Governo do Estado, do Governo Federal com os municípios do Ceará. E, acima de tudo, o trabalho de professores e professoras do nosso estado. Por isso hoje é um dia de muito orgulho”, comemorou Elmano.
O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), do Governo Federal, tem como objetivo garantir o direito à alfabetização de todas as crianças do país.
Em regime de colaboração entre União, estados, Distrito Federal e municípios, o foco é assegurar que todos os estudantes brasileiros estejam alfabetizados ao final do 2° ano do ensino fundamental, além de recompor as aprendizagens, com ênfase na alfabetização de todas as crianças matriculadas entre o 3° e o 5° ano que possam não ter consolidado,
Com informações do G1 Ceará.


Nenhum comentário:
Postar um comentário