Foto Thiago Gadelha/SVM |
Uma tentativa de chacina durante uma festa de aniversário na comunidade do Morro no Santiago, no Bairro Barra do Ceará, em Fortaleza, deixou duas pessoas mortas e 15 pessoas baleadas na noite deste último domingo (7). Dois suspeitos do crime foram capturados.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, as vítimas são um homem de 34 anos; e um adolescente de 17 anos, com registro de atos infracionais análogos aos crimes de tentativa de roubo e porte ilegal de arma de fogo. Uma das vítimas morreu no local, já a segunda vítima foi socorrida, mas não resistiu aos ferimentos.
Dentre as 15 pessoas baleadas, algumas foram socorridas para a Unidade de Pronto Atendimento do Cristo Redentor. As que estavam em estado mais grave foram transferidas para o Hospital Instituto Doutor José Frota (IJF).
O governador Elmano de Freitas se pronunciou nas redes sociais na manhã desta segunda-feira (8), afirmando que soube do ocorrido nas primeiras horas do dia e que determinou ao secretário da Segurança Pública "rigor absoluto nas investigações para elucidar este caso".
Suspeitos capturados
Momentos após o crime, a polícia prendeu João Breno de Araujo Paulino, de 26 anos, com passagens por roubo e receptação, e apreendeu um adolescente de 16 anos, com atos infracionais análogos aos crimes de roubo e porte ilegal de arma de fogo, foram identificados como suspeitos de envolvimentos na ação criminosa. A dupla foi localizada em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza.
Na ação, um veículo que teria sido utilizado no ataque e 20 munições foram apreendidas. Os suspeitos e o material foram encaminhados para a Delegacia da Criança e do Adolescente.
João Breno foi autuado por homicídio qualificado, tentativa de homicídio, corrupção de menor e associação criminosa. Já para o adolescente foi lavrado um ato infracional análogo aos mesmos crimes, exceto pela corrupção de menor.
Com informações do G1 Ceará.
Fortaleza tem queda de 13,2% nas mortes por crimes violentos em 2023; Ceará registra mesmo dado de 2022
Foto Darley Melo |
Fortaleza apresentou, em 2023, uma redução de 13,2% no número de mortes por Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs), em comparação a 2022. Entre janeiro e dezembro de 2023, a Capital do Ceará registrou 738 mortes violentas, contra 850 registros em 2022. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (8) pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
Segundo o levantamento, o Ceará apresentou empate em relação ao ano passado no indicador criminal, com o mesmo número de vítimas, 2.970, registrado tanto em 2023 quanto em 2022.
Os dados englobam homicídios dolosos, feminicídios, latrocínios e lesões corporais
RMF E INTERIOR DO ESTADO
Já na Região Metropolitana de Fortaleza, a Supesp informou que houve um aumento de 12,9%, com 878 de Crimes Violentos Letais e Intencionais, em 2023, em comparação com 778, em 2022.
Nos municípios do Interior Norte, os dados apontam que houve uma variação de 8,9% nos doze meses do ano passado, quando aconteceram 760 CVLIs, em comparação com 2022, quando foram registrados 698 crimes violentos.
O Interior Sul registrou uma redução de 7,8% em 2023, com 594 CVLIs entre janeiro e dezembro, contra 644 registros em 2022. Em relação ao mês de dezembro, a diminuição ficou em 7,5%, com 49 mortes violentas contra 53 em dezembro de 2022.
Com informações do Diário do Nordeste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário