Uma dupla de jornalistas foi a grande vencedora do Prêmio Nobel da Paz 2021, anunciado na manhã desta sexta-feira (8). Maria Ressa, das Filipinas, e o russo Dmitry Muratov foram aclamados pela “luta corajosa” em busca da liberdade de expressão.
De acordo com a Academia Real das Ciências da Suécia, os ganhadores são “representantes de todos os jornalistas que defendem este ideal”.
O prêmio é de R$ 6 milhões, 10 milhões de coroas suecas. Ressa e Muratov foram escolhidos dentre os 329 candidatos indicados à categoria.
Maria Ressa é uma dos fundadores do site de notícias Rappler, conhecido por denunciar o abuso de poder e o autoritarismo do governo filipino.
Dmitry Muratov é co-fundador e editor-chefe do jornal independente Novaya Gazeta, também conhecido por expor as fraturas do governo russo. Desde a fundação, em 1995, seis jornalistas do Novaya já foram assassinados em represálias.
(Diário do Poder)
Mulher que matou o ex-marido a facada em Lisieux se apresenta à polícia e alega legítima defesa
Se apresentou na tarde desta quinta-feira (07) na Delegacia de Polícia Civil de Santa Quitéria, a jovem Maria de Fatima Loiola Rodrigues, 33. A mesma, na madrugada da última segunda-feira (04), assassinou o ex-marido com uma facada durante uma discussão entre ambos, no distrito de Lisieux.
Acompanhada do seu advogado, a mesma prestou depoimento, tendo revelado detalhes do ocorrido. Alegando legítima defesa, diante das ameaças sofridas inclusive momentos antes do crime, Maria de Fátima lesionou fatalmente o Antônio Nilson Oliveira Bezerra, 28, com um golpe acidental na virilha.
Os desentendimentos entre ele e ela já perduravam há, pelo menos, sete anos, considerando os registros feitos na Delegacia de ameaças, lesões corporais e até medida protetiva, que havia sido descumprida por Nilson há um certo tempo e que conforme informações, a acusada já não suportava mais a situação e temia por sua vida.
Na ficha policial dele bastante extensa, constam crimes como posse e porte ilegal de arma de fogo, embriaguez ao volante, ofensa, homicídio e violência doméstica. O caso permanece em andamento na Polícia Civil, onde será elaborado o relatório final e remetido ao Poder Judiciário.
Fonte: A Voz de Sta. Quitéria
Nenhum comentário:
Postar um comentário