Web Radio Cultura Crato

sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Bolsonaro veta distribuição gratuita de absorventes higiênicos

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vetou o trecho de uma nova lei que previa a oferta gratuita de absorventes higiênicos e outros cuidados básicos de saúde menstrual na nova lei . A decisão foi publicada no Diário Oficial da União de hoje.

A previsão constava no artigo 1º do projeto de lei 4968/2019, aprovado pelo Congresso para a criação do Programa de Fornecimento de Absorventes Higiênicos nas escolas públicas de ensino médio e de anos finais do ensino fundamental. 

O projeto também previa a distribuição de itens de higiene a mulheres em situação de rua, ou em situação de vulnerabilidade social extrema, presidiárias e apreendidas. A lei foi sancionada, mas ao todo o presidente vetou cinco trechos do projeto, incluindo o primeiro artigo que estipulava para o programa o objetivo de "assegurar a oferta gratuita de absorventes higiênicos femininos e outros cuidados básicos de saúde menstrual."

Na justificativa, Bolsonaro diz que consultou o Ministério da Economia e da Educação, que recomendaram o veto porque "a proposição legislativa contraria o interesse público, uma vez que não há compatibilidade com a autonomia das redes e estabelecimentos de ensino".

Além disso, Bolsonaro afirma que o projeto "não indica a fonte de custeio ou medida compensatória".

Polícia Federal apreende carga recorde de 5 toneladas de cocaína no RJ

 A ação ocorreu nesta quarta-feira - Droga estava escondida em caixas de sabão em pó

Cinco toneladas de cocaína foram apreendidas no Porto do Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (6). A informação foi divulgada pela Polícia Federal (PF), que ainda afirma que esta é a maior apreensão no estado e uma das maiores do Brasil.
A carga estava escondida em caixas de sabão em pó e teria Moçambique como destino. A droga foi encontrada com a ajuda de cães farejadores e dividida em dois contêineres – um com 4,3 toneladas e outro com os 700 quilos restantes.
As investigações vão seguir por meio de um inquérito policial instaurado pela PF para identificar os responsáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário