O presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta terça-feira (5) que a proposta que altera a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos combustíveis deve ser colocada em discussão no plenário da Casa na quarta-feira (13) da próxima semana. Na avaliação do parlamentar, a medida permitirá a redução imediata do preço da gasolina em 8%; do etanol em 7%; e do diesel em 3,7%.
Para chegar nesses valores, o imposto seria calculado a partir da variação do preço dos combustíveis nos dois anos anteriores. Lira assegurou que não há embate com os governadores e que a proposta vai alterar a Lei Kandir sem interferir na autonomia dos estados. O ICMS é um tributo estadual e incide, no caso dos combustíveis, sobre gasolina, diesel, etanol, gás natural, gás de cozinha (GLP), entre outros.
“Vamos votar isso na próxima quarta-feira (13), só discutindo o mérito, sem pauta obstrutiva, sem destaques. Isso ficou acertado”, disse Lira. “Não estamos trabalhando contra governos estaduais, contra nenhum tipo de federação, estamos trabalhando para minimizar este problema. Se o ‘ad rem’ do governo federal está congelado desde 2004, por que não fazemos uma média dos dois exercícios anteriores para que se faça uma contabilização de quanto custa a gasolina?”, acrescentou.
Segundo o parlamentar, o preço dos combustíveis é impactado pelas alterações do petróleo e do dólar. Entretanto, argumentou que o ICMS constitui 70% do preço da gasolina na refinaria e, dessa forma, há necessidade de alteração na cobrança do imposto por parte dos estados.
“Vai se arrecadar menos, mas não vejo que eles [estados] passem algum tipo de dificuldade que não possam suportar um ajuste momentâneo, para que os brasileiros tenham um combustível mais barato para se locomoverem”, defendeu Lira.
Atualmente, a política de preços é definida pela Petrobras com base na variação internacional do preço do barril de petróleo e do dólar. Na prática, os valores aplicados pela estatal brasileira, que domina o mercado de combustíveis no país, estão atrelados a esses dois indicadores. (Gazeta Brasil)
Ex-cantor da banda de forró Noda de Caju morre em acidente na BR-232
Cláudio Francisco de Espíndola, 50, ex-vocalista da banda de forró Noda de Caju. morreu em um acidente na noite da terça-feira (5). A ocorrência foi registrada na BR-232, em Pesqueira, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o vocalista estava sozinho no carro quando perdeu o controle da direção.
De acordo com o G1, o veículo capotou várias vezes e parou somente ao bater em uma cerca de arames de uma área rural. O vidro da frente estourou e o cantor foi arremessado. A PRF declarou que ainda não se sabe o motivo que levou o cantor a perder o controle da direção. Ele viajava sentido Sanharó, onde morava com a família.
O corpo do cantor foi levado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru. O sepultamento acontecerá em Sanharó.
Na noite de quarta-feira, amigos e familiares do cantor prestarem homenagens nas redes sociais. A cantora Iara Pamella, ex-cantora da Noda de Caju, lembrou dos dias em que eles trabalhavam juntos. Ela também postou vídeo de uma recente live feita com a participação de Cláudio.
"É com grande pesar que estou postando essa foto de alguém tão importante na minha vida, ele faz parte da minha vida e da minha história! Juntos fomos frente da banda Noda de Caju e ano passado nos reunimos, eu, Claudinho Espindola, Jain Caju, Roberta Karina e os demais amigos das antigas e falamos quanto éramos importante um para o outro e não sabíamos que era uma despedida", escreveu Iara Pamella.
A cantora Roberta Karina também lembrou de bons momentos ao lado do cantor. "Fiquei assistindo esse vídeo e recordando tantos momentos bons que tivemos, faltou te falar tantas coisas, te agradecer pelo amigo que foi pra mim e tantas outras coisas... agora só tenho como pedir a Deus pra te receber de braços abertos, pois você tem o coração do tamanho do mundo, e vai fazer a felicidade de muita gente ai em cima. Te amo, amigo".
Na tarde desta quarta-feira, a banda Noda de Caju lamentou a morte do ex-integrante do grupo e desejou força aos familiares do cantor de forró.
VEJA NOTA
"A família Noda de Caju recebeu com muita tristeza e profunda dor o falecimento de nosso ex companheiro de palco Claudio Espíndola! Sempre lembraremos da sua voz e dos lindos momentos que vivemos!
Claudinho fique ao lado do senhor e desejamos força para todos os amigos, fãs e familiares nesse momento tão difícil".
Nenhum comentário:
Postar um comentário