Governadores dos nove estados do Nordeste assinaram uma carta em resposta
Jair Bolsonaro
Em um vídeo divulgado nas redes sociais nesta sexta-feira (19), o presidente Jair Bolsonaro (PSL) aparece criticando o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), e se referindo aos estados da região Nordeste pelo termo ‘Paraíba’.
O áudio foi capturado por um dos microfones da mesa do café da manhã com jornalistas, em uma conversa informal entre o presidente e o ministro Onyx Lorenzoni.
Na publicação, Bolsonaro diz que dos governadores do Nordeste, o pior é Flávio Dino. “Dos governadores de ‘Paraíba’, o pior é o do Maranhão. Não tem que ter nada com esse cara”, disparou o presidente.
“Paraíba” é um termo considerado pejorativo usado para se referir a nordestinos fora da região, especialmente no Rio de Janeiro.
VEJA O VÍDEO
Governadores
Os governadores dos nove estados do Nordeste assinaram uma carta nesta sexta-feira em resposta ao vídeo onde o presidente usa o termo “Paraíba”. Abaixo o inteiro teor da carta:
Carta dos Governadores do Nordeste - 19 de Julho de 2019
Nós governadores do Nordeste, em respeito à Constituição e à democracia, sempre buscamos manter produtiva relação institucional com o Governo Federal. Independentemente de normais diferenças políticas, o princípio federativo exige que os governos mantenham diálogo e convergências, a fim de que metas administrativas sejam concretizadas visando sempre melhorar a vida da população.
Recebemos com espanto e profunda indignação a declaração do presidente da República transmitindo orientações de retaliação a governos estaduais, durante encontro com a imprensa internacional. Aguardamos esclarecimentos por parte da presidência da República e reiteramos nossa defesa da Federação e da democracia.
RENAN FILHO – Governador do Estado de Alagoas
RUI COSTA – Governador do Estado da Bahia
CAMILO SANTANA – Governador do Estado do Ceará
FLÁVIO DINO – Governador do Estado do Maranhão
JOÃO AZEVÊDO – Governador do Estado da Paraíba
PAULO CÂMARA – Governador do Estado de Pernambuco
WELLINGTON DIAS – Governador do Estado do Piauí
FÁTIMA BEZERRA – Governadora do Rio Grande do Norte
pinheirinho.net
Mulher com tornozeleira eletrônica é morta ao sair de loja
Uma mulher de 28 anos foi morta a tiros no Bairro Castelo Encantado, em Fortaleza, na noite desta quinta-feira (18). Segundo a polícia, Charliene Silva dos Santos era casada com um homem que está preso por tráfico de drogas. A suspeita é que ela tenha assumido os negócios ilícitos do companheiro.
A Polícia Militar informou que Charliane estava fechando o estabelecimento comercial da qual era proprietária quando foi abordada por quatro homens armados. Ela chegou a ser socorrida para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas não resistiu.
Os suspeitos fugiram em duas motocicletas e não foram identificados.
Charliane tinha antecedentes criminais por tráfico de drogas, homicídio e uso de documento falso. Ela usava tornozeleira eletrônica. A vítima deixa três filhos.
Com informações Cnews
Nenhum comentário:
Postar um comentário