Pesquisa do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico mostrou que a hipertensão atinge 24,7% dos moradores das capitais do Brasil.
Do grupo de entrevistados, 60,9% de pessoas com mais de 65 anos disseram ser hipertensas. Entre os entrevistados com idades entre 45 e 54 anos, 49,5% afirmaram ter hipertensão.
A pesquisa mostra também que a doença, também conhecida como pressão alta, atinge mais pessoas no Rio de Janeiro, Maceió, João Pessoa e Vitória. Já São Luis, Porto Velho, Palmas e Boa Vista são as capitais com menor incidência de hipertensão entre seus habitantes.
Dados preliminares do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde mostram que, em 2017, o Brasil registrou 141 mil mortes devido à hipertensão ou a causas relacionadas a ela. Isso significa que 388 pessoas morreram a cada dia.
Segundo o Ministério da Saúde, grande parte dessas mortes é evitável e 37% dessas mortes são precoces, ou seja, em pessoas com menos de 70 anos de idade.
O sal de cozinha é um dos maiores vilões da pressão alta. Isso porque seu principal componente é o sódio, presente também em alimentos industrializados.
Para o combate à hipertensão, o ministério recomenda a adoção de um estilo de vida saudável desde a infância até a terceira idade e a realização dos exames de saúde pelo menos uma vez no ano. A prática de exercícios físicos é outro hábito recomendado pela pasta.
Bafafá: Travesti invade culto e, na frente dos fiéis, cobra do pastor o programa que fizeram. Assista ao vídeo
Começou a circular um vídeo nas redes sociais que mostra a situação pelo qual um pastor da Assembléia de Deus passou recentemente. Ele estava pregando para os fiéis, em uma igreja em Pernambuco, quando um travesti chegou ao local.
Sem dar satisfação para ninguém, a travesti foi entrando pela igreja, enquanto o culto estava sendo realizado e caminhou até mais próximo do pastor. Para espanto dos fiéis, tudo que a travesti queria era receber o dinheiro referente ao programa que supostamente fez com o pastor.
Muitos internautas só acreditaram na história por causa do vídeo, já que é uma situação atípica. Enquanto os fiéis olhavam espantados, a travesti continuava com sua cobrança pelos serviços prestados.
Ao que parece era uma dívida antiga e já tinha acontecido algumas tentativas para quitar o débito, como o pastor não pagou, então acabou sendo cobrado na frente de todos.
A igreja ficou em silêncio, os fiéis ficaram exatamente como estavam, querendo ouvir do pastor uma explicação plausível, mas ele também se calo. Após a situação, o religioso resolveu continuar com o culto como se nada tivesse acontecido e os fiéis fizeram o mesmo.
No vídeo abaixo é possível ver o momento exato que o travesti interrompe o culto e enquanto faz a cobrança é observado pelos fiéis e também os seguranças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário