Web Radio Cultura Crato

quarta-feira, 22 de maio de 2019

Homem de 51 anos tem pedra de 1,3 Kg e 18 cm retirada da bexiga em cirurgia


Um lavrador de 51 anos passou por uma cirurgia em um hospital de Jacobina, na região norte da Bahia, para a retirada de uma pedra de mais de 1,3 Kg e com 18 cm de comprimento que estava na bexiga.

O procedimento ocorreu no Hospital Antônio Teixeira Sobrinho, na segunda-feira (20). O médico que realizou o procedimento, o cirurgião João Cleber Coutinho, disse que essa é uma das maiores pedras em bexiga já registradas no mundo.

O médico afirmou que o paciente relatou que há 10 anos sentia ardência ao urinar e um peso no pé da barriga, mas somente em janeiro ele procurou saber as causas. Exames identificaram um cálculo de 10 cm na bexiga e o paciente, então, foi encaminhado para Salvador, onde foi alertado sobre a necessidade de realização da cirurgia.

O procedimento cirúrgico durou cerca de 1h e, além do médico João Cleber, outros cinco especialistas participaram da operação.

O paciente, que não teve nome divulgado, ainda está internado, mas segundo os médicos, está bem e falando.

O médico explica que as pedras na bexiga geralmente são causadas pela inflamação do órgão. Isso ocorre quando o corpo está desidratado ou a urina está muito concentrada, fazendo com que ela forme cristais na bexiga, que podem acumular ao longo do tempo e criar uma pedra cada vez maior.

Com informações G1

Quatro pessoas ficam feridas em acidente entre caminhão e ambulância


Quatro pessoas ficaram feridas durante uma acidente entre um caminhão e uma ambulância no km 54 da BR-116, em Pacajus, na noite desta terça-feira (21). O veículo de atendimento móvel transportava uma criança de quatro anos de Russas para Fortaleza.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) confirmou o acidente e disse que uma equipe foi enviada para o local para apurar as causas. O funcionário público Orleudo Xavier, que passava pelo local no momento da colisão, informou que o caminhão saiu de um entroncamento na BR-116 pela contramão e atingiu o veículo de atendimento móvel. Ele, outros motoristas e populares ajudaram retirar as vítimas - uma técnica de enfermagem, o motorista da ambulância, um garoto de 4 anos e a mãe do menino.

O caminhoneiro não se feriu e ficou no local até a chegada da perícia. Uma outra ambulância socorreu as vítimas para a UPA de Horizonte. Duas delas estavam em situação grave e foram encaminhadas para o Instituto Doutor José Frota (IJF). 

Com informações Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário