Levantamento nacional feito pela Nexus Pesquisa e Inteligência de Dados, da FSB Holding, mostra que o número de candidatos eleitos no último domingo (5) ligados às áreas da saúde, militar e religiosa tiveram aumento em relação às eleições municipais anteriores, enquanto os ligados à educação tiveram queda.
A pesquisa identificou a área dos candidatos eleitos a prefeito ou vereador por meio de termos utilizados junto do nome disponibilizado nas urnas, como cabo, policial, irmão, pastor, doutor, e professor.
De acordo com o levantamento, foram eleitos 1.098 profissionais de saúde para vereador e prefeito no país. O número é um recorde nos últimos 24 anos e representa aumento de 32% em relação a 2020, quando 826 foram vitoriosos. No período de 2000 até 2024, o crescimento foi de 627%, o equivalente a cerca de sete vezes.
Já os eleitos com nome na urna com termos relacionados à educação somaram 1.622. O resultado representa uma queda de 1,4% em relação a 2020, quando 1.645 foram eleitos. No período de 2000 até 2024, o crescimento foi de 250%, ou seja, mais que o triplo.
O levantamento mostra ainda que foram eleitos 469 candidatos com identidades religiosas no nome de urna. O número representa aumento de 6% em relação a 2020, quando foram eleitos 442. No período de 2000 até 2024, o crescimento foi de 63%. Nesses 24 anos, o recorde de religiosos vitoriosos nas eleições municipais foi em 2016, com 485 eleitos.
Já os candidatos eleitos com patentes militares somaram 152. O número é recorde nos últimos 24 anos e representa aumento de 13% em relação a 2020, quando foram eleitos 134. No período de 2000 até 2024, o crescimento foi de 36%.
Policial Civil morre em Mauriti após capotar o seu carro e instituição decreta luto por três dias
O quinto acidente de trânsito com vítima fatal neste fim de semana no Cariri foi registrado na tarde deste sábado. Por volta das 16h30min o Policial Civil da Delegacia de Mauriti, José Danusio Maranhão de Lacerda, de 54 anos, morreu no capotamento do seu carro. O acidente aconteceu na CE-152 na área do Sítio Buritizinho e o Inspetor da Polícia Civil faleceu no local sem tempo para atendimento médico hospitalar.
Ele residia em Mauriti e seguia para casa dirigindo o seu veículo Fiat Uno de cor vermelha e placas OSN-9834, inscrição do Ceará. O mesmo perdeu o controle de direção na rodovia estadual e capotou às margens da estrada, onde morreu. Policiais militares estiveram no local adotando as providências e o corpo recolhido pelo rabecão a fim de ser necropsiado na Pefoce de Juazeiro.
Ainda ontem a Polícia Civil do Ceará emitiu nota de pesar no seguinte teor:
“A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) lamenta profundamente a partida do inspetor de Polícia Civil, José Danúsio Maranhão de Lacerda, de 54 anos, no final da tarde deste sábado (12), em um acidente de trânsito no município de Mauriti – Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19) do Estado. Natural do Crato, o inspetor de polícia ingressou na PCCE em 2004. Em seu tempo de serviço, Danúsio atuou em várias unidades da Polícia Civil e na Delegacia Municipal de Mauriti, onde, atualmente, estava lotado. A PCCE reconhece os relevantes serviços prestados à sociedade cearense pelo homem honrado que contribuiu no combate à criminalidade no Ceará e estende sua manifestação de força e pesar aos familiares, esposa, seus dois filhos, e amigos do inspetor Danúsio. Neste momento de dor e pesar, a Polícia Civil encontra-se de luto pelos próximos três dias“.
Nenhum comentário:
Postar um comentário