Web Radio Cultura Crato

sexta-feira, 4 de julho de 2025

Novo voo com 121 brasileiros deportados dos Estados Unidos chega ao Ceará nesta sexta-feira (4)

 


Foto Davi Rocha
Um novo voo com deportados dos Estados Unidos chega ao Aeroporto Internacional Fortaleza nesta sexta-feira (4), segundo o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC). Está prevista a chegada de 121 brasileiros, de diferentes partes do país. 

O pouso é previsto para 8h, quando os repatriados serão acolhidos com atendimento médico e psicológico, e ganharão alimentação, kits de higiene pessoal e apoio psicossocial, "além de acolhimento e deslocamento para suas residências por meio terrestre".

"O MDHC também realiza encaminhamentos para outros órgãos, como a Defensoria Pública da União (DPU), o Ministério das Relações Exteriores (MRE), o Sistema Único de Saúde (SUS), e a rede do sistema Único de Assistência Social (SUAS) do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). Em casos de acolhimento especializado, como pessoas com deficiência, população LGBTQIA+ e pessoas idosas, os atendimentos são direcionados dentro do próprio MDHC", informou a pasta.

Esse é a segunda leva de repatriados que chega a Fortaleza no novo modelo de acolhimento do MDHC, sem voo da Força Aérea Brasileira (FAB) para outro destino. A última chegada de deportados foi no dia 21 de junho

Com informações do Diário do Nordeste.

Idoso de 84 anos desaparece em região de mata e família mobiliza buscas no interior do Ceará

Foto Arquivo Pessoal
Uma família da zona rural de Monsenhor Tabosa, no interior do Ceará, está a procura de um agricultor de 84 anos desaparecido há cinco dias, em uma mobilização que já conta com cerca de 300 pessoas, entre equipes de resgate, familiares e amigos, além de voluntários de comunidades locais. 

De acordo com familiares, Joel Pereira da Luz é diagnosticado com Alzheimer e foi visto pela última vez na manhã do sábado (28). Segundo o neto, o auxiliar administrativo Getúlio Sousa, de 40 anos, o avô estava em surto e saiu da casa, no Assentamento Xique-Xique, dizendo que retornaria para a localidade conhecida como Tourão, onde residiu grande parte da vida.

"Quando ele tinha crises, sempre falava em retornar ao povoado vizinho, de origem dele. Ele nunca esqueceu dessa localidade, falava que o lugar dele era lá e que tinha que voltar. Um vizinho viu, tentou convencê-lo a voltar a uns 400 metros da casa, mas em crise ele fica muito bravo e ele não conseguiu", disse.

Segundo o neto, a família foi em busca do idoso para trazê-lo de volta assim que foi avisada, mas ele não foi mais visto. A localidade de Tourão, acrescenta ele, fica a 7 km da casa da família, mas o trajeto contempla uma região de serra e mata densa.

Após horas sem informações, equipes de resgate foram acionadas e desde então seguem nas buscas. Passados cinco dias, no entanto, nenhuma pista sobre o paradeiro do agricultor foi encontrada. "São muitos homens na mata a procura, amigos, pessoas dia e noite, Ciopaer, Corpo de Bombeiros com cães, Policia Civil, todo mundo mobilizado, e não temos um rastro, um chapéu, um rasgo de tecido em um arame, um chinelo, nada. A família já está toda aflita aqui", desabafa o auxiliar administrativo.

Quando saiu de casa, ainda conforme o neto, o idoso usava chapéu de palha, camisa de botão na cor azul, e chinelos pretos. Getúlio não descarta a possibilidade de o avô ter chegado a uma estrada e ter pego carona. A família afirma que qualquer informação que ajude na localização do agricultor pode ser repassada ao contato (88) - 99674-2971.

Com informações do Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário