![]() |
| Foto Nicolas Paulino |
O ministro da Saúde Alexandre Padilha anunciou, nesta sexta-feira (4), que o Governo Federal investirá mais de R$ 360 milhões na saúde pública do Ceará. Os recursos são destinados à ampliação dos serviços ambulatoriais e cirúrgicos especializados em unidades cearenses.
Segundo o titular, o montante auxiliará o custeio do setor no Estado, abrangendo a manutenção e a operação dos serviços, como despesas com pessoal, equipamentos e aquisição de medicamentos e de insumos.
"O investimento será desde equipamentos de radioterapia, tomógrafos, ressonância nuclear magnética, para centro cirúrgicos, mas a maioria do recurso, mais de R$ 300 milhões, é de custeio na veia da Secretaria Estadual da Saúde e da Secretária Municipal da Saúde de Fortaleza, para fazer funcionar o que vamos abrir", explicou em coletiva, realizada nesta manhã no Palácio da Abolição, em Fortaleza.
A iniciativa federal reabrirá e aumentará leitos, incluindo de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), salas cirúrgicas e ampliará a quantidade de funcionários, de equipamentos e de insumos, entre outras medidas. O projeto visa beneficiar milhares de pacientes, ao possibilitar, por exemplo, a realização de 1,8 mil cirurgias mensalmente.
"O dia de hoje é certamente um daqueles grandes degraus de fortalecimento do Sistema Único de Saúde do Estado do Ceará. Estamos efetivamente construindo uma rede com capacidade de atender o nosso povo", disse o governador Elmano de Freitas, antes de agradecer Padilha pelo investimento na saúde cearense.
Municípios beneficiados
Os investimentos do programa devem contemplar unidades públicas de saúde em municípios como Fortaleza, Acaraú, Itapipoca, Crateús e Sobral.
Na Capital, Padilha destacou que o Governo Federal continuará a parceria com Estado e Município no reforço dos serviços do Instituto Doutor José Frota (IJF), usando o apoio dos Frotinhas e dos Gonzaguinhas, além de investir na ampliação do quadro de funcionários e de equipamentos para centro cirúrgico.
Outras unidades contempladas devem ser a Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza e o Hospital e Maternidade Zilda Arns, conhecido como Hospital da Mulher.
Com informações do Diário do Nordeste.
Mesmo com chuvas recentes, reservatórios do Ceará seguem com 54% da capacidade total
![]() |
| Foto Reprodução |
Apesar das chuvas registradas nos últimos dias em diversas regiões do Ceará, o volume de água acumulado nos reservatórios do estado permanece em 54% da capacidade total, o equivalente a 10 bilhões de metros cúbicos.
Segundo a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), as precipitações, embora bem-vindas, foram pontuais e insuficientes para alterar de forma significativa a situação hídrica estadual.
A meteorologista Meiry Sakamoto, da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), explicou que as chuvas ocorreram principalmente na região centro-norte, atingindo cidades como Fortaleza, Guaraciaba do Norte e Mombaça, com acumulados superiores a 50 milímetros.
“Essas chuvas vieram dos distúrbios ondulatórios de leste, fenômeno comum nesta época do ano. Não são exatamente fora de época, como muita gente pensa”, esclareceu. Já o diretor-presidente da Cogerh, Yuri Castro de Oliveira, reforçou que “embora tenhamos tido algumas recargas em reservatórios, no geral, as chuvas não causaram muito impacto”.
Ele destacou atenção especial às regiões do sertão de Crateús e da bacia do Banabuiú, onde o abastecimento segue crítico.
“O projeto Malha d’Água já está sendo executado e começou a abastecer municípios como Milhã, que estavam próximos do colapso”, afirmou.
A previsão da Funceme indica a possibilidade de novas chuvas a partir dos dias 9 e 10 de julho, com a chegada de outro sistema semelhante.
Com informações do Portal GC Mais.


Nenhum comentário:
Postar um comentário