Web Radio Cultura Crato

terça-feira, 8 de julho de 2025

Expocrato 2025 terá esgoto tratado e circuito educativo sobre esgotamento sanitário para o público

 

 

Além da manutenção da rede já existente no local, está em andamento a revitalização da rede aérea implantada em 2023, nas proximidades do Riacho da Matinha, uma Área de Proteção Ambiental.
Bruna Santos    site miséria
Foto: Divulgação.

O esgoto produzido durante os dez dias da Exposição Agropecuária do Crato (Expocrato) 2025 será coletado e tratado. A operação será conduzida pela Ambiental Crato, que atua na gestão de esgotamento sanitário do município. Além da manutenção da rede já existente no local, está em andamento a revitalização da rede aérea implantada em 2023, nas proximidades do Riacho da Matinha. O objetivo é garantir que as barracas estejam interligadas à rede, para assegurar a destinação correta dos resíduos.

“Vamos realizar a ligação das barracas à rede de esgoto logo que todas as manutenções necessárias estiverem concluídas. Com isso, teremos mais um ano de Expocrato em que todos os visitantes que caminharem pelo Parque de Exposições, e nas proximidades do Riacho da Matinha, que é uma Área de Proteção Ambiental, poderão vivenciar um evento com mais qualidade”, detalhou o gerente da Ambiental Crato, Tadeu Bezerra.

Experiência imersiva

Durante todos os dias do evento, que ocorre entre 11 e 20 de julho, os visitantes da área da exposição poderão participar de atividades interativas promovidas pelas concessionária.

Uma delas é o “Corredor do Saneamento”, onde o visitante verá as transformações positivas que o avanço do esgotamento sanitário pode proporcionar. O espaço será organizado em três estágios:

  1. As ruas sem o serviço de coleta de esgoto, com o acúmulo  de efluentes nas calçadas;
  2. Mostrará as obras de implementação da rede de esgoto;
  3. Transformação trazida pelo esgotamento sanitário após a conexão das casas à rede de esgoto.

Ainda, será possível interagir em um circuito educativo. O participante inicia montando um quebra-cabeça, onde precisa solucionar o problema do esgoto a céu aberto encaixando peças. Na fase seguinte, através de uma “máquina de garra”, os participantes retiram bolas que simbolizam os resíduos inadequadamente descartados na rede de esgoto, como garrafas pet e sacolas plásticas. Na etapa final, o participante tem a oportunidade de compreender como o efluente é tratado. Ao completar o desafio, a pessoa que passou pelas etapas recebe um brinde.

Três mortes em acidentes de trânsito no Cariri neste fim de semana


Segundo levantamento feito pelo Site Miséria, foi uma morte ainda na noite de sexta-feira, outra no sábado e mais uma no domingo.
Demontier Tenório(Foto: Reprodução)   site miséria

Seu Antonio e "Miguelzinho" morreram em acidentes, respectivamente, em Juazeiro e Araripe. 

Subiu de um para três o número de mortes violentas na comparação entre os dois últimos finais de semana na região do Cariri. Neste, foram todas elas em acidentes de trânsito com corpos de Juazeiro, Araripe e Altaneira. Segundo levantamento feito pelo Site Miséria, foi uma morte ainda na noite de sexta-feira, outra no sábado e mais uma no domingo.

Às 19 horas de sexta-feira Antonio Rodrigues de Melo, de 65 anos, morreu no Hospital Regional do Cariri. Ele residia no Loteamento Oásis (Bairro Monsenhor Murilo de Sá Barreto) em Juazeiro e trabalhava na fabricação de bolsas e carteiras. Na manhã de 30 de junho sua moto foi colhida por um carro no cruzamento das Avenidas Castelo Branco e Ednir Mendonça (Limoeiro). Seu Antonio esteve com irmãos e outros familiares pela última vez durante festa na noite de São Pedro.

Já às 14 horas de sábado Miguel Arthur de Moraes da Silva, de 6 anos, o “Miguelzinho”, morreu na CE-292 no Sítio Tanquinho em Araripe. Ele residia na Rua Santa Luzia (Bairro Aparecida) em Campos Sales e foi atropelado por um veículo Yaris dirigido por médico pediatra. A criança desceu de uma Topic com a mãe quando ocorreu o atropelamento. O médico ficou em estado de choque e cedeu o carro para a vítima ser levada ao hospital após os primeiros socorros no local, mas não resistiu. Depois, se apresentou na delegacia a fim de esclarecer sobre o acidente.

Por volta das 14h30min de domingo o agricultor Francisco Félix da Silva, de 53 anos, morreu no Hospital de Altaneira. Ele residia no Sítio Estevão na zona rural daquele município e, cerca de meia hora antes, foi atropelado por veículo na CE-388 na altura do Sítio Prado na zona rural de Altaneira. O mesmo foi socorrido às pressas, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário