Web Radio Cultura Crato

domingo, 27 de abril de 2025

Turismo internacional dispara e Ceará atrai 39% mais estrangeiros no início de 2025

 


Foto Samuel Setubal/ O Povo
No primeiro trimestre deste ano, o Ceará recebeu 39,16% mais turistas internacionais em comparação ao mesmo período do ano anterior. Segundo dados da Secretaria do Turismo (Setur), foram 24.727 visitantes vindos do exterior em voos diretos, contra 17.769 em 2024, um salto que evidencia o fortalecimento do destino no cenário global. O número já representa mais de um quarto de toda a demanda internacional registrada em 2024. 

Esse crescimento expressivo se deve, em grande parte, à diversificação das rotas e da origem dos turistas. A Europa continua liderando como principal mercado emissor (64,62%), mas países da América do Sul (25,11%) e da América do Norte (9,02%) vêm ganhando participação significativa. A mudança reflete a ampliação da malha aérea, com novos voos diretos para destinos estratégicos como Miami, Orlando, Buenos Aires, Guiana Francesa, Lisboa e Santiago.

“O crescimento no turismo internacional é resultado de um esforço conjunto para promover o Ceará lá fora e ampliar nossa conectividade aérea. Como destaca o governador Elmano de Freitas, estamos comprometidos em tornar o Estado uma referência mundial em turismo sustentável, competitivo e inclusivo“, afirmou o secretário do Turismo, Eduardo Bismarck.

Entre os principais emissores de turistas em voos diretos estão Portugal (21,48%), Argentina (19,27%), Estados Unidos (8,53%) e países europeus como Itália, França, Alemanha e Reino Unido.

Com informações do Site Opinião CE.

Homem morre após engasgar com peixe e engolir pedra para tentar retirar espinha, no Ceará

Foto Marcos Moura/ Prefeitura de Fortaleza
Um homem de 35 anos morreu neste sábado (26), em Fortaleza, pouco mais de um mês após ser internado por ter engasgado com uma espinha de peixe e ter engolido uma pedra para tentar desobstruir a garganta.

O caso aconteceu no dia 20 de março em Boa Viagem, no sertão central do Ceará. Ele engasgou com a espinha de peixe após jantar, na localidade de São Pedro, na zona rural do município.

Conforme informações repassadas ao g1 pela família, o homem estava sob efeito de álcool no momento do engasgo. Ao perceber o problema, ele pediu farinha à família para engolir e tentar desobstruir a garganta. Ao descobrir que não tinha farinha, ele engoliu uma pequena pedra.

No entanto, a ação acabou agravando o quadro. Ele foi levado à Casa de Saúde e Hospital Adília Maria, na sede do município, onde relatou dores. No local, a equipe médica não conseguiu localizar a espinha, deu uma medicação ao homem e ele foi liberado.

Cerca de dois dias depois, ele voltou ao hospital, ainda sentindo dores e com sinais de asfixia. No mesmo dia, ele foi transferido para Fortaleza, onde permaneceu internado no hospital Instituto Dr. José Frota (IJF).

No IJF, ele foi submetido a uma cirurgia para a retirada da espinha e da pedra na primeira semana de abril. A família disse, no entanto, que no período pós-operatório, a equipe médica detectou a presença de uma bactéria nos rins do homem, e ele precisou passar por hemodiálise.

Nas últimas semanas, o estado de saúde do homem se agravou, e ele veio a óbito na manhã deste sábado (26). Ele deixa três filhos. Ele será velado em Boa Viagem a partir deste domingo (27).

Com informações do G1 Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário