![]() |
| Foto Ministério Público/ Divulgação |
O Tribunal do Júri de Nova Russas condenou um homem a 10 anos, 2 meses e 18 dias de prisão por matar a mãe idosa espancada. A decisão foi tomada na última quarta-feira (23)
Conforme a denúncia do Ministério Público, o homicídio ocorreu no dia 23 de novembro de 2009, depois de o réu Antonio Edmilson Carvalho Costa ter retornado para casa sob efeito de álcool e agredido a companheira e a mãe dele, uma idosa com 67 anos.
A investigação revelou que enquanto o homem agredia a mãe, a companheira deixou a casa com os filhos para acionar a polícia. Com a chegada dos agentes, o homem foi preso em flagrante. Já a idosa, foi socorrida, mas morreu em decorrência das lesões.
A análise da perícia constatou que ela sofreu traumatismo no crânio como consequência das agressões do filho.
Com informações do G1 Ceará.
Saiba para que serve a válvula do Orós, segundo maior açude do Ceará, que cria seu ‘véu de noiva’
![]() |
| Foto Ismael Soares |
O gigante Orós, segundo maior açude do Ceará, voltou a sangrar no último fim de semana após 14 anos. O espetáculo atraiu centenas de visitantes para a região a fim de ver a água escoando e renovar a esperança em bons anos de abastecimento. Outra atração à parte é o “véu de noiva”, uma flor de água que jorra de uma grande válvula lateral.
Esse dispositivo foi construído na década de 1980 para transportar a água do Orós para agricultores e produções que estão mais distantes de suas margens. A válvula dispersora também mantém o rio Jaguaribe permanente, já que ele é temporário e ficaria seco por vários meses caso o Orós não existisse.
Porém, principalmente pelo tamanho e beleza da vazão, a válvula se tornou um dos grandes pontos de visitação turística da cidade, oferecendo banho e lazer aos visitantes.
Além disso, por conta da alimentação do canal, formou-se um trajeto de paisagens naturais que foi apelidado de “Tuninho”. Apesar da beleza, moradores afirmam que ele só deve ser acessado por pessoas treinadas e com equipamentos de segurança.
Welliton de Souza Ferreira, titular da Gerência Regional da Bacia do Alto Jaguaribe, destaca que a liberação pela válvula do Orós com destino ao rio Jaguaribe visa atender, principalmente, demandas de abastecimento humano de sedes municipais, distritos e comunidades ribeirinhas.
“O véu de noiva é um chamativo turístico e tem dois papéis: liberar água para perenizar o Rio, e outra ecológica, porque essa água é do fundo do rio. Ele ajuda a oxigenar a água e a evitar que ela fique muito tempo parada juntando resíduos”, explica.
Com informações do Diário do Nordeste.
Ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, inicia alimentação via oral e 'continua estável', mas sem previsão de alta
![]() |
| Foto Diário do Nordeste |
Há 17 dias internado, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) iniciará a alimentação via oral e permanece com quadro de saúde estável, conforme o último boletim médico divulgado nesta segunda-feira (28).
Ainda sem previsão de alta, ele permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília.Foto: Reprodução
“Hoje, iniciaremos a oferta oral de água, chá e gelatina. Mantém-se o suporte calórico e nutricional por via parenteral (endovenosa)”, diz o comunicado.
Ainda de acordo com a equipe médica, Bolsonaro segue sem dor ou febre, está com a pressão arterial controlada e com "melhora progressiva dos exames laboratoriais do fígado". Ele também segue recebendo suporte calórico e nutricional por via endovenosa.
O boletim também destacou que o ex-presidente continua realizando a fisioterapia motora e recebendo as "medidas de prevenção de trombose venosa" como parte do processo de reabilitação.
Apesar da evolução clínica, a recomendação médica continua sendo de restrição às visitas.
O ex-parlamentar está hospitalizado após ser submetido a uma cirurgia de mais de 12 horas, no último dia 12 de abril, procedimento que teve como intuito a correção de complicações no intestino.
Problemas no intestino
A cirurgia foi realizada como parte de um tratamento para "suboclusão intestinal", uma obstrução parcial causada por aderências causada após outras cirurgias. Estas, inclusive, foram feitas em decorrência da facada que o político levou em 2018.
A recomendação é que Bolsonaro não receba visitas, além de que não há previsão de alta. Entretanto, ele já recebeu pessoas como pastor Silas Malafaia e o presidente do PL, Valdemar Costa Neto.
Com informações do Diário do Nordeste.



Nenhum comentário:
Postar um comentário