O corpo do adolescente Francisco Rithelly de Sousa, de 16 anos, foi encontrado na tarde desta quarta-feira (23), cerca de 20 horas após desaparecer depois de mergulhar no rio Coreaú, no município de Granja, no norte do Ceará. Foto Reprodução
O jovem estava com dois amigos quando, por volta das 21 horas da terça-feira (22), pulou de uma escada da barragem Lima Brandão, que recebe as águas do rio Coreaú. Ele foi arrastado pela correnteza e não retornou à superfície.
O Corpo de Bombeiros foi acionado ainda na noite da terça-feira, mas, segundo a corporação, a operação de resgate só começou na quarta-feira por causa da baixa visibilidade do período noturno e do tempo chuvoso, que praticamente inviabilizam as buscas subaquáticas.
Moradores da cidade tentaram fazer buscas pelo rapaz por conta própria. Na manhã desta quarta-feira, a guarnição dos bombeiros do município de Sobral, localizado a cerca de 100 quilômetros de Granja, foi enviada ao local e começou a operação de buscas por Rithelly por volta das 13h.
Por volta de 17h, o corpo do adolescente emergiu das águas, foi avistado e retirado das águas. Ele foi deixado com a Polícia Militar e a Perícia Forense do Ceará. A Escola de Ensino Médio de Tempo Integral São José, da qual Rithelly era aluno, lamentou a morte do jovem.
"Ele deixa lembranças que permanecerão para sempre em nossos corações. Que Deus dê força e consolo aos familiares e amigos neste momento difícil. Nossa comunidade escolar se entristece com sua partida precoce", disse a escola.
Com informações do G1 Ceará.
Avança na Assembleia Legislativa projeto que regulamenta o uso de cannabis medicinal no Ceará

Um Projeto de Lei (PL) que tramita na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) quer regulamentar o uso da cannabis medicinal no Estado. A matéria, de autoria do deputado Renato Roseno (Psol) e co-autoria de outros cinco parlamentares, recebeu parecer favorável na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia nesta última terça-feira (22), pelo relator Antônio Granja (PSB). O parecer pode ser votado já na próxima reunião da CCJ, e seguir para o plenário da Casa caso ele seja aprovado.Foto: Bukhta Yurii/Shutterstock
A informação foi confirmada pelo Opinião CE. Na CCJ é analisado o mérito da matéria, se ela é constitucional ou inconstitucional. Segundo Granja, “não há violação de reserva de iniciativa” no projeto, que foi apresentado, pela primeira vez, em 2023, e agora retorna a tramitar na Casa.
Caso seja aprovado pelos deputados estadual, a política estadual de cannabis medicinal vai possibilitar, além da distribuição do medicamento para pacientes com prescrição médica, o incentivo à formação de associações sobre o cultivo da cannabis e a realização de pesquisas científicas sobre o tema. Composta por canabinóides como o CBD (canabidiol) e o THC (tetrahidrocanabinol), a cannabis medicinal é utilizada em condições como dor crônica, ansiedade, epilepsia e efeitos colaterais de tratamentos intensivos, como quimioterapia.
Com informações do Site Opinião CE.

Nenhum comentário:
Postar um comentário