Web Radio Cultura Crato

sexta-feira, 11 de abril de 2025

A fiscalização dos postos de combustíveis no Brasil é realizada por diferentes órgãos, dependendo do aspecto a ser verificado. Aqui estão os principais responsáveis:

 


1. Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP): A ANP é o principal órgão regulador do setor de combustíveis no Brasil. Ela é responsável por fiscalizar a qualidade dos combustíveis, a regularidade das operações dos postos e o cumprimento das normas de segurança e ambientais.

2. Procons: Os Procons (Institutos de Proteção e Defesa do Consumidor) estaduais e municipais também atuam na fiscalização dos postos de combustíveis, especialmente em relação à proteção dos direitos do consumidor, como a verificação de preços e a qualidade do combustível.

3. Instituto de Pesos e Medidas (IPEM): O IPEM é responsável por verificar a precisão das bombas de combustíveis, garantindo que os consumidores recebam a quantidade correta de combustível pelo que pagam.

4. Corpo de Bombeiros: Em relação à segurança, o Corpo de Bombeiros realiza inspeções para garantir que os postos atendam às normas de segurança contra incêndios e explosões.

5. Secretarias de Fazenda: As secretarias estaduais de fazenda também podem fiscalizar os postos de combustíveis em relação à regularidade fiscal e ao cumprimento das obrigações tributárias.

Esses órgãos trabalham em conjunto para garantir que os postos de combustíveis operem de forma legal, segura e justa para os consumidores.

Nos três primeiros meses de 2025, mais de 8 mil criminosos foram capturados no Ceará

 Em relação ao mesmo período em 2024, 7.516 pessoas foram capturadas


Com um aumento de 10% no número de capturas de criminosos no estado, a Secretaria de Segurança Pública do Ceará, divulgou que nos três primeiros meses de 2025, 8.310 capturas de pessoas suspeitas de práticas criminosas ou que se encontravam como alvos de investigações policiais foram realizadas em todo o estado. Em relação ao mesmo período em 2024, 7.516 pessoas foram capturadas.
Ainda de acordo com os dados, por dia, foram cerca de 92 capturas realizadas por equipes policiais no Ceará. Dentre todas as regiões do estado, a Capital foi a que mais se destacou.

Capturas em Fortaleza - Em Fortaleza, o aumento no quantitativo de capturas foi de 18,2%. Nos três primeiros meses deste ano, as equipes policiais conduziram 3.186 pessoas por autos de prisão em flagrante, atos infracionais análogos a crimes ou cumprimentos de mandados de prisão. O primeiro trimestre de 2024 encerrou com 2.696 capturas.

Capturas no interior do Ceará - Na Região Sul, foram realizadas 1.998 capturas no primeiro trimestre de 2025, enquanto que no mesmo período de 2024 foram 1.711, sendo um aumento de 16,8%. Já na Região Norte, o aumento foi de 3,0%, com 1.661 capturas nos três meses iniciais de 2025 contra 1.612 no mesmo período de 2024.
Vale ressaltar, ainda, que nos três primeiros meses de 2024, uma pessoa foi capturada fora do Ceará em decorrência de ações coordenadas pelas Forças de Segurança cearenses. Já no primeiro trimestre deste ano, foram realizadas seis capturas fora do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário