Web Radio Cultura Crato

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

Doador de sangue recordista no Ceará doa há mais de três décadas e ajudou a salvar cerca de 300 vidas

Foto Gleison Oliveira/G1 CE
O empresário George Viana Mendes, de 51 anos, continua no posto de recordista de doações de sangue no cadastro do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce). Até agora, foram 85 doações registradas. Com este total, ele pode ter ajudado a salvar mais de 300 vidas, levando em conta que cada doação pode ajudar até quatro pessoas.

Há pelo menos seis anos, George lidera o número de doações no sistema do Hemoce. Atualmente, ele divide o posto com outro doador que também alcançou a marca de 85 doações, conforme dados da instituição.

George costuma fazer quatro doações por ano — a quantidade máxima de doações que podem ser feitas pelos homens, com intervalos a cada dois meses. As mulheres podem doar sangue a cada três meses e não devem ultrapassar as três doações por ano.

A primeira doação de George em 2024 ainda não aconteceu. Isso porque ele fez uma cirurgia bariátrica em outubro do ano passado e aguarda ser liberado pelo médico para poder voltar a doar.

"Tem que esperar um tempinho para poder voltar a doar, mas assim que puder, eu vou voltar às quatro vezes por ano. Eu acho que vou conseguir até março, aí dá tempo de fazer as quatro [doações em 2024]", contou ao g1.

Com esta atitude, George mostra que está por dentro dos critérios para ser um doador. Isso porque um dos mitos sobre a doação de sangue é que a pessoa não pode mais doar depois de passar por uma cirurgia. No entanto, a restrição varia de acordo com o procedimento realizado, com tempos de espera que dependem de cada caso.

Com informações do G1 Ceará .

Cid Gomes, Izolda Cela e 40 prefeitos se filiam ao PSB no Ceará

Foto:Thiago Gadelha
O PSB Ceará filiou, neste domingo (4), 40 prefeitos – 34 foram anunciados no evento promovido pelo partido, enquanto outros seis foram listados posteriormente pela assessoria. 

A lista de novos filiados inclui, ainda, nomes de peso nacional como o do senador Cid Gomes e da secretária-executiva do Ministério da Educação (MEC), Izolda Cela. O partido diz que já tinha 21 prefeitos filiados. Portanto, chega a 61 no total.

A cerimônia ocorreu no Marina Park Hotel, em Fortaleza, e contou com a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), do presidente estadual do partido, Eudoro Santana, do ministro da Educação, Camilo Santana (PT), do ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França (PSB), da senadora Augusta Brito (PT), do líder do Governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT), da vice-governadora do Ceará, Jade Romero (MDB), do governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), do presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) no Ceará, Antônio Filho, o Conin, e outros.

Com o reforço do grupo liderado por Cid Gomes, agora ex-PDT, o PSB se torna um dos partidos de maior musculatura no Estado. A maior parte do Norte, Centro-Sul e Sul do Estado, articulada pelos deputados Lia Gomes (PDT), Leônidas Cristino (PDT), Sérgio Aguiar (PDT), Guilherme Landim (PDT) e Marcos Sobreira (PDT).

Com informações do Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário