Web Radio Cultura Crato

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Inmet mantém alerta de chuvas intensas no Ceará nesta segunda-feira, 26

 

Municípios do Cariri estão fora da faixa de perigo. 
Maurício Júnior  https://www.miseria.com.br/Foto: Lauro Alves / Agencia RBS
Cinco estados do Nordeste estão em alerta de chuvas intensas, emitido pelo  Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Dentre eles, o Ceará, com 117 municípios inseridos na lista de “perigo”, que influencia em risco de corte de energia elétrica, alagamentos, descarga elétrica e queda de galhos de árvores.

Até as 10h desta segunda-feira (26), as precipitações podem registrar entre 50 mm e 100 mm, com ventos intensos que podem ir de 60 km a 100 km. Municípios do Cariri estão fora da faixa de perigo.

Orientações do Inmet:

  • Não se abrigar debaixo de árvores, em caso de rajadas de vento, visto o risco de descarga elétrica;
  • Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
  • Desligar aparelhos elétricos e, se possível, o quadro geral de enérgia;
  • Em caso de urgências, dúvidas ou perigo, ligar para a Defesa Civil, por meio do número 199 e/ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193.

Governo vai enviar vacinas contra dengue para mais 29 municípios


Novo lote completa lista de 521 cidades que receberão o imunizante
Agência Brasil Foto: Takeda  https://www.miseria.com.br/
A vacinação contra a dengue começou neste mês e é destinada à aplicação em crianças de 10 e 11 anos. Até o fim deste ano, a vacinação com a Qdenga, nome comercial do imunizante, será ampliada para adolescentes de 12,13 e 14 anos que moram nos 521 municípios.

Os municípios foram escolhidos para receber os primeiros lotes das vacinas por estarem localizados em áreas de com alta incidência da dengue tipo 2 (Sorotipo 2), que provoca infecção mais grave da doença.

A restrição de regiões que vão receber a vacinação foi feita diante das dificuldades apresentadas para produção e oferta da vacina, elaborada pelo laboratório Takeda. A partir da entrega de mais carregamentos, a vacinação será ampliada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o Ministério da Saúde, foram compradas 5,2 milhões de vacinas neste ano. Em 2025, serão mais 9 milhões.

A vacina Qdenga teve o registro aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março de 2023. Em dezembro do ano passado, a pasta anunciou a incorporação do insumo no SUS.

Pelo menos seis estados já declararam situação de emergência devido aos casos registrados de dengue na população. Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Acre, Goiás e o Distrito Federal estão na lista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário