O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reunirá com o chefe de governo da Guiana, Irfaan Ali, na próxima quinta-feira (29), em Georgetown, capital do país vizinho, para debater a agenda bilateral. A viagem de Lula tem como principal compromisso a participação, como convidado especial, do encerramento 46ª Cúpula de Chefes de Governo da Comunidade do Caribe (Caricom), mas o encontro do anfitrião com o presidente brasileiro está confirmado. Um dos assuntos que eles deverão discutir é a crise entre Guiana e Venezuela pelo território de Essequibo, disputado pelos dois países.
"Temos boas relações com a Venezuela, boas relações com a Guiana. O presidente Lula está indo porque foi convidado para se reaproximar da Caricom. Agora, ele estando lá, não vai perder a oportunidade de se reunir com o presidente Ali e apresentar uma agenda bilateral. Talvez ele felicite o presidente Ali por ter aceitado sentar-se com a Venezuela para tentar resolver a crise", comentou a embaixadora Gisela Padovan, secretária de América Latina do Ministério das Relações Exteriores (MRE), em entrevista na última sexta-feira (23) para tratar da viagem.
Questionada por jornalistas sobre o papel do Brasil na mediação da crise, Padovan enfatizou a neutralidade do governo na questão e a busca por uma solução negociada. "O Brasil não se manifesta a respeito do cerne da questão entre Guiana e Venezuela, porque não nos compete. O que nos compete é facilitar o diálogo, a nossa posição se baseia em defender que o problema e a solução são uma questão bilateral, de respeito aos tratados internacionais, que é base da nossa Constituição", argumentou.
Tiroteio em casa de shows deixa jovem morto e outras pessoas feridas, no Ceará
Um tiroteio em uma casa de shows no Bairro Genibaú, em Fortaleza, deixou um jovem de 25 anos morto e outras pessoas feridas neste domingo (25).
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) disse que o caso está sendo investigado pela polícia como homicídio doloso, quando há intenção de matar.
"Durante a ocorrência, outras pessoas, ainda não identificadas formalmente, tiveram ferimentos e foram socorridas. A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) também foi acionada."
O dono do estabelecimento, identificado como "Ghetto Music", gravou vídeos nas redes sociais tranquilizando o público sobre seu estado de saúde:
"Graças a Deus não aconteceu (nada comigo). Assim que colocar a cabeça no lugar, falo aqui, porque devo satisfação a vocês do ocorrido".
Nenhum comentário:
Postar um comentário