Web Radio Cultura Crato

domingo, 15 de outubro de 2023

Cearense que serve no Exército de Israel relata cenário: 'Parecia que estava em um filme de terror'

 

Foto Reprodução/ TV Verdes Mares

Uma cearense de 20 anos está servindo no Exército de Israel, na guerra contra o Hamas (grupo extremista islâmico). Carol Mendes contou, em entrevista à TV Verdes Mares, neste sábado (14), que "parecia que estava em um filme de terror", quando soube dos primeiros ataques ao território israelense, há uma semana.

A guerra entre o Hamas e Israel completou uma semana neste sábado (14). Segundo o último balanço, 3.515 pessoas já foram mortas no confronto, sendo 2.215 palestinas e 1,3 mil israelenses.

Carol foi estudar em Israel com 14 anos e, dois anos depois, teve a opção de continuar no país. Para isso, ela tinha que se alistar no Exército. Há 4 anos, ela atua no resgate de combate.

No dia 7 de outubro último, a jovem foi acordada por ligações da sua comandante, dizendo que ela tinha que ir para a Base Militar. "Eu não sabia o tamanho da tragédia que estava acontecendo. Liguei a televisão, peguei meu celular, vi as notícias. Parecia que eu estava em um filme de terror", classifica.

https://elberfeitosa.blogspot.com/

Eclipse solar atrai multidão em Fortaleza e cidades do interior do Ceará

Foto Fabiane de Paula/Sistema Verdes Mares
O eclipse solar anular que acontece neste sábado (14), em todo o Brasil, e tem ponto máximo por volta das 16h em Fortaleza, atrai uma multidão de observadores na capital e em cidades do interior.

O público estava preparado para acompanhar o fenômeno, que não pode ser visto a olho nu (há risco para a visão), em locais como o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e mirante da cidade de Santana do Cariri.

Os curiosos levaram óculos especiais e filtros de solda n° 14. .

A região do Cariri é um lugar privilegiado para observar o eclipse. Algumas pessoas viajaram para Santana do Cariri com intuito de buscar o melhor registro.

É o caso da assistente social Adriana de Souza Ferreira, 37 anos, graduanda em Geociências e Educação Ambiental, licenciatura da (Universidade de São Paulo) USP, que veio de São Paulo.

Ela e o namorado, que é astrônomo amador, costumam fazer observações de eventos no céu.

'A Foto: Fabiane de Paula/Sistema Verdes Mares que estariam vindo para cá também. Foi um lugar que a gente sabia que ia ter boa visibilidade. Tinham alguns pontos que a gente achava que eram favoráveis para a observação, então acabamos escolhendo esse local', disse Adriana.

A turma da assistente social levou câmeras fotográficas, binóculos e um telescópio, que poderão ser emprestados para outros observadores.

'Estou muito ansiosa. Estou fazendo uma disciplina este semestre de astronomia e estou aqui vivenciando na prática', comentou.

Com informações do G1 Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário