O governo brasileiro estima retirar 900 brasileiros de terça-feira (10) até sábado (14) que estão em Israel e na Palestina, informou o comandante da Aeronáutica, Marcelo Damasceno.
“Estamos coordenando as listas com o Ministério das Relações Exteriores”, disse o comandante em entrevista nesta segunda-feira (9).
De acordo com o Itamaraty, a prioridade é a repatriação de quem mora no Brasil ou não tem passagem aérea de volta. Até o momento, 1,7 mil brasileiros manifestaram interesse em retornar ao Brasil, em razão do conflito entre Israel e o grupo Hamas iniciado no fim de semana. A maioria é de turista que está em Israel. Três brasileiros continuam desaparecidos.
"Face à incerteza quanto ao momento em que poderão ocorrer os voos de repatriação, o Ministério das Relações Exteriores reitera recomendação de que todos os nacionais que possuam passagens aéreas, ou que tenham condições de adquiri-las, embarquem em voos comerciais do aeroporto Ben-Gurion, que continua a operar", diz nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores.
Deputado quer plebiscito para mudar nome de Juazeiro do Norte para 'Juazeiro de Padre Cícero'
O deputado estadual De Assis (PT) protocolou na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) um projeto de decreto legislativo para autorizar a realização de um plebiscito para consultar a população de Juazeiro do Norte sobre a mudança do nome da cidade para Juazeiro do Padre Cícero. A proposição foi lida no Plenário da Casa durante a sessão legislativa desta terça-feira (10). Pelo que prevê a matéria, a consulta seria realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Segundo alegou o parlamentar, na proposta apresentada, a alteração para a nova nomenclatura é justificável, uma vez que o pároco a ser homenageado - em processo de beatificação - é o fundador e patriarca da localidade.
"Portanto, é correto afirmar que Juazeiro não existiria se não houvesse a figura do Padre Cícero, cuja história pessoal está definitivamente ligada à formação sócio-econômico-cultural e, sobretudo, religiosa daquele município", argumenta o petista em um trecho.
Outro ponto a ser considerado, destacou De Assis, é a relevância do clérigo no âmbito político - uma vez que ele exerceu influência na região sertaneja - e no campo religioso. No seu entendimento, a municipalidade já é referenciada pelo religioso e alterar o nome significaria um sinal de gratidão as suas contribuições. "Que Juazeiro do Norte tenha essa toponímia mudada para Juazeiro do Padre Cícero, não constitui uma simples mudança legislativa. Significa um agradecimento pleno àquele a quem Juazeiro, o Cariri e o Ceará devem muito em matéria de crescimento e representatividade religiosa e desenvolvimento social e econômico", completou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário