Web Radio Cultura Crato

sexta-feira, 20 de outubro de 2023

Setembro teve 12 assassinatos no Cariri e o ano é 9% menos violento na região

 

Demontier Tenório  https://www.miseria.com.br/(Foto: Reprodução)

No nono mês do ano 12 pessoas foram assassinadas em seis municípios da região do Cariri

“Dinha” foi assassinado em Assaré, enquanto Vitoriano foi morto em Missão Velha, “Dunga” em Nova Olinda e Maurício em Barbalha 

No nono mês do ano 12 pessoas foram assassinadas em seis municípios da região do Cariri sendo o mais tranquilo do ano e representando 5% do total de 240 homicídios no mês de setembro em todo o Ceará. Em nível de Cariri foi 0,4 pessoa morta por dia, enquanto a média cearense se situou na faixa de oito a cada dia. No Ceará, a quantidade de assassinatos caiu de 255 em agosto para 240 no mês passado.

Em nossa região foram quatro a menos ao cair de 16 em agosto para 12 em setembro ou decréscimo de 25% na comparação entre os últimos dois meses no Cariri. Em setembro de 2022 tivemos 19 assassinatos e, neste, 12 ou sete a menos (-36,8%) no comparativo com o nono mês deste ano. Na comparação entre 2022 (173) e este ano (157) a diferença é de 16 homicídios ou 9% a menos. Em todo o Ceará foram 2.115 assassinatos este ano com uma participação de 7,4% do Cariri.

Dos 29 municípios caririenses em seis ocorreram homicídios em setembro, sendo que, dos 12 assassinatos do mês passado no Cariri, Juazeiro respondeu por cinco ou uma participação de 41,6% na matança regional. Os outros foram em Barbalha (03) e os demais em Assaré, Crato, Missão Velha e Nova Olinda com um cada. Ou seja, de um total de 60 homicídios em nove meses do ano em Juazeiro, significa 38% em relação aos 157 no mesmo período no Cariri.

Eis abaixo o comportamento mês a mês:

JANEIRO – 251 homicídios no Ceará (25 no Cariri ou 9,96%)
FEVEREIRO – 249 homicídios no Ceará (15 no Cariri ou 6%)
MARÇO – 228 homicídios no Ceará (26 no Cariri ou 11,4%)
ABRIL – 216 homicídios no Ceará (18 no Cariri ou 8,3%)
MAIO – 227 homicídios no Ceará (16 no Cariri ou 7%)
JUNHO – 207 homicídios no Ceará (13 no Cariri ou 6,3%)
JULHO – 242 homicídios no Ceará (16 no Cariri ou 6,6%)
AGOSTO – 255 homicídios no Ceará (16 no Cariri ou 6,3%)
SETEMBRO – 240 homicídios no Ceará (12 no Cariri ou 5%)


condenado a pagar R$ 70 mil a Fernanda Lima por danos morais

 

                   Maurício Júnior  Foto: Reprodução

O sertanejo proferiu xingamentos à apresentadora, na redes sociais, em 2018.
O cantor Eduardo Costa deve pagar uma indenização de R$ 70 mil à Fernanda Lima por danos morais, após proferir xingamentos à apresentadora, na redes sociais, em 2018. A condenação foi decidida pelo juiz da 24ª Vara Cível da Capital do Tribunal de Justiça do Rio.

O caso aconteceu após a exibição de um episódio do programa Amor & Sexo, que abordou a luta das mulheres contra o machismo, além da luta contra o racismo e a LGBTfobia. O sertanejo fez uma publicação nas redes sociais acusando o programa de “esquerdista, destinado a bandidos e maconheiros”, além de incentivar os seguidores a “sabotarem” a atração global e a apresentadora.

Na decisão, o juiz Eric Scapim Cunha Brandão pontuou que a fala do sertanejo incitaria discurso de ódio e violência contra Fernanda Lima, em vista do alcance que ambos tem nas redes sociais. “O réu, ainda, sem ter postura cordial, chamou a autora de ‘imbecil’, sendo certo que ambas as partes são pessoas públicas e notórias e, fatalmente, qualquer comentário depreciativo em página de rede social com destaque acarretaria largas consequências com milhares de compartilhamentos e comentários em seguida”, disse.

Além disso, o magistrado apontou: “Não obstante tal apontamento por si só possa não constituir violação à honra, o contexto no qual foi a expressão inserida denota a possibilidade de incitar discurso de violência em desfavor da parte autora, notadamente associando a postagem com contextos políticos que nada tinham de relação com o discurso da parte autora”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário