Web Radio Cultura Crato

quarta-feira, 20 de setembro de 2023

Ceará tem alerta para vendaval e tempo seco em mais de 100 cidades, dentre elas, Acopiara e Iguatu, na região centro sul

 

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou, nesta terça-feira (19), avisos meteorológicos de “Perigo Potencial” para vendavais e baixa umidade relativa do ar em mais de 100 municípios do Ceará. 

No caso dos vendavais, o aviso vale até às 22 horas da próxima quarta-feira (20). Nesse período, a velocidade do vento pode variar entre 40 km/h e 60 km/h em 102 cidades (veja lista abaixo).

A recomendação é não se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas, e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda.

Além disso, 151 cidades têm alerta para tempo bastante seco, já que a umidade relativa do ar estará entre 30% e 20% - índices que podem gerar riscos ao meio ambiente e à saúde humana. O aviso é válido até 22h desta terça.

Nos dois casos, o tempo adverso não deve afetar nenhuma área do Litoral cearense. Eles devem se concentrar nos Sertões, Vale do Jaguaribe, Centro-Sul e Cariri.

RECOMENDAÇÕES
O índice de Perigo Potencial, classificado em cor amarela, é o primeiro de uma escala de três, que também inclui "Perigo" e "Grande Perigo". Apesar do alerta, o Inmet afirma haver baixo risco de incêndios florestais e à saúde. 

Entre as recomendações do órgão para o período está a ingestão de bastante líquido, evitar o desgaste físico nas horas mais secas e evitar a exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, entre 10h e 15h. 

CIDADES COM RISCO DE VENDAVAL
Acopiara
Aiuaba
Altaneira
Alto Santo
Antonina do Norte
Ararendá
Araripe
Arneiroz
Assaré
Aurora
Baixio
Banabuiú
Barbalha
Barro
Boa Viagem
Brejo Santo
Campos Sales
Canindé
Caririaçu
Cariús
Carnaubal
Catarina
Catunda
Cedro
Choró
Crateús
Crato
Croatá
Deputado Irapuan Pinheiro
Ererê
Farias Brito
Graça
Granjeiro
Guaraciaba do Norte
Hidrolândia
Ibaretama
Ibicuitinga
Icó
Iguatu
Independência
Ipaporanga
Ipaumirim
Ipu
Ipueiras
Iracema
Irauçuba
Itapiúna
Itatira
Jaguaretama
Jaguaribara
Jaguaribe
Jardim
Jati
Juazeiro do Norte
Jucás
Lavras da Mangabeira
Limoeiro do Norte
Madalena
Mauriti
Milagres
Milhã
Missão Velha
Mombaça
Monsenhor Tabosa
Morada Nova
Nova Olinda
Nova Russas
Novo Oriente
Orós
Parambu
Paramoti
Pedra Branca
Penaforte
Pereiro
Piquet Carneiro
Pires Ferreira
Poranga
Porteiras
Potengi
Potiretama
Quiterianópolis
Quixadá
Quixelô
Quixeramobim
Quixeré
Reriutaba
Russas
Saboeiro
Salitre
Santana do Cariri
Santa Quitéria
São Benedito
São João do Jaguaribe
Senador Pompeu
Solonópole
Tabuleiro do Norte
Tamboril
Tarrafas
Tauá
Umari
Varjota
Várzea Alegre

http://www.lindomarrodrigues.com/

Ceará tem mais de 500 mil eleitores com os títulos cancelados

 


O Estado do Ceará tem, atualmente, mais de 500 mil eleitores com o título eleitoral cancelado. Isso ocorre por diversos fatores, entre os quais a ausência em três eleições consecutivas sem justificativa e a falta de cadastramento biométrico, que será obrigatório para as eleições de 2024. Segundo dados oficiais do pleito do ano passado, o Ceará tinha cerca de 6,8 milhões de eleitores aptos a votar. Assim, o contingente de cidadãos com problemas na Justiça Eleitoral se aproxima de 10%, o que requer atenção.

Além da participação nas eleições, o título eleitoral é fundamental para que o cidadão possa obter passaporte, assumir cargos públicos ou até mesmo se matricular em universidades públicas no país. Do total exato de 524.237 eleitores, segundo dados repassados pelo TRE-CE a esta coluna, 170.165 inscrições estão canceladas devido à ausência do cadastro biométrico.

Esses eleitores deveriam ter procurado a Justiça Eleitoral para fazer o cadastro das digitais entre 2019 e 2020. Entretanto, devido à pandemia, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu manter válidos os títulos mesmo daqueles que não realizaram o recadastramento. Para as eleições de 2024, nas quais a população escolherá prefeito, vice-prefeito e vereadores, a biometria será obrigatória no Ceará. O cidadão tem até o dia 8 de maio de 2024 para regularizar a situação a tempo de votar em outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário