Web Radio Cultura Crato

quinta-feira, 21 de setembro de 2023

Agosto teve 16 assassinatos no Cariri e o ano é 6% menos violento na região



Demontier Tenório (Foto: Reprodução)  https://www.miseria.com.br/

No oitavo mês do ano 16 pessoas foram assassinadas em seis municípios da região do Cariri
“Tião”, Ismael e William foram assassinados em Crato e “Toin Pega Pinto” morreu num confronto com a PM em Brejo Santo

 

No oitavo mês do ano 16 pessoas foram assassinadas em seis municípios da região do Cariri sendo o quarto mais tranquilo do ano e representando 6,3% do total de 255 homicídios no mês de agosto em todo o Ceará. Em nível de Cariri foi 0,51 pessoa morta por dia, enquanto a média cearense se situou na faixa de 8,2 a cada dia. No Ceará, a quantidade de assassinatos subiu de 242 em julho para 255 no mês passado.Em nossa região foi a mesma quantidade na comparação entre os últimos dois meses no Cariri. Em agosto de 2022 tivemos 18 assassinatos e, neste, 16 ou dois a menos (-11%) no comparativo com o oitavo mês deste ano. Na comparação entre 2022 (154) e este ano (145) a diferença é de nove homicídios ou 5,8% a menos. Em todo o Ceará foram 1.875 assassinatos este ano com uma participação de 7,7% do Cariri.

Dos 29 municípios caririenses em seis ocorreram homicídios em agosto, sendo que, dos 16 assassinatos do mês passado no Cariri, Crato respondeu por cinco ou uma participação de 31% na matança regional. Os outros foram em Juazeiro (04), Brejo Santo (03), Barbalha (02) e os demais em Aurora e Milagres com um cada. Ou seja, de um total de 55 homicídios em oito meses do ano em Juazeiro, significa 38% em relação aos 145 no mesmo período no Cariri.

Eis abaixo o comportamento mês a mês:

JANEIRO – 251 homicídios no Ceará (25 no Cariri ou 9,96%)
FEVEREIRO – 249 homicídios no Ceará (15 no Cariri ou 6%)
MARÇO – 228 homicídios no Ceará (26 no Cariri ou 11,4%)
ABRIL – 216 homicídios no Ceará (18 no Cariri ou 8,3%)
MAIO – 227 homicídios no Ceará (16 no Cariri ou 7%)
JUNHO – 207 homicídios no Ceará (13 no Cariri ou 6,3%)
JULHO – 242 homicídios no Ceará (16 no Cariri ou 6,6%)
AGOSTO – 255 homicídios no Ceará (16 no Cariri ou 6,3%)


Mulher tem braços e pernas amputados após infecção por comer tilápia mal passada


Uma mulher, de 40 anos, teve que amputar os braços e as pernas, na última quinta-feira (14/9), devido a uma infecção bacteriana grave após o consumo de tilápia mal passada na Califórnia, nos Estados Unidos.

Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), Anna Messina contraiu uma infecção causada pela bactéria chamada vibrio vulnificus, que a deixou em coma e lutando pela vida desde então. Ela começou a se sentir mal dois dias após o consumo do alimento, comprado em um mercado local e preparado por ela mesma em casa, informou o canal de notícias KRON-TV.

Ainda conforme o CDC, por ano, são registrados entre 150 e 200 casos de contágio por vibrio vulnificus, e cerca de um em cada cinco infectados morrem.

Em coma desde que o quadro se agravou, a bactéria causou uma infecção generalizada e ela teve falência nos rins. Anna Messina, amiga de Laura, disse ao canal de notícias americano KRON que seus braços e pernas estavam "pretos" e a amputação foi feita como último recurso para salvar a sua vida.

De acordo com o CDC, o vibrio vulnificus é uma bactéria potencialmente fatal que pode ser encontrada em frutos-do-mar crus e na água do mar. O contágio ocorre por meio da ingestão de alimentos contaminados ou pelo contato de um corte, ou tatuagem exposto à água em que a bactéria vive.

(O Tempo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário