A quase um mês do fim da quadra chuvosa, o nível dos reservatórios do Ceará alcançou uma marca inédita na última década. O volume total dos açudes monitorados chegou a 50% da capacidade neste domingo (30), de acordo com dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). A última vez que o Ceará atingiu essa marca foi em 1º de novembro de 2012.
O volume total acumulado atualmente é de 9,29 bilhões de metros cúbicos, considerando os 157 açudes monitorados pela Cogerh. Em 2012, o estado tinha 10 açudes a menos sob monitoramento. À época, a marca de 50% da capacidade total dos reservatórios representava 9,23 bilhões de metros cúbicos.
Do total de reservatórios, 67 estão sangrando. Um dos que sangrou com as chuvas da última semana foi o São José III, no município de Ipaporanga. Segundo a Companhia, o açude tinha alcançado a capacidade máxima pela última vez no ano de 2009.
Atualmente, o estado tem 13 açudes com volumes acima de 90% sem atingir a cota de sangria e 31 açudes com volumes abaixo dos 30% da capacidade.
As bacias hidrográficas com maiores reservas são:
Baixo Jaguaribe (100%);
Litoral (98,66%);
Coreaú (97,7%).
A bacia com o menor nível acumulado é a do Médio Jaguaribe (30,82%). Nela, está situado o maior reservatório do Ceará, o Castanhão, que registra atualmente 31,3% de volume. Esta marca não era alcançada no reservatório desde outubro de 2014.
Assim como em janeiro e março, as chuvas do mês de abril superaram a média histórica do Ceará. Até a manhã deste domingo, foram 188 milímetros registrados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A média para o mês é de 188 milímetros.
Fonte: g1
Justiça determina que capivara Filó entregue ao Ibama volte a morar com influenciador
A Justiça determinou que a capivara Filó, que havia sido entregue ao Ibama, volte a morar com o influenciador Agenor Tupinambá. O órgão público havia retirado o animal do tiktoker e multado o jovem em R$ 17 mil por suspeita de abuso, maus-tratos e exploração animal.
Agenor é um jovem ribeirinho que vive em Autazes, cidade a 111 km de distância de Manaus, no Amazonas. Ele faz sucesso nas redes sociais mostrando o dia a dia e os cuidados com os animais, como Filó, o que foi considerado exploração animal pelo Ibama.
O caso ganhou grande visibilidade nas redes sociais e houve uma movimentação do influenciador e de internautas para pedir que a capivara fosse devolvida. O tiktoker ganhou o apoio da deputada estadual Joana Darc (União Brasil), que compartilhou a decisão judicial que concedeu a guarda provisória do animal ao jovem.
"Pelos diversos vídeos publicados, constata-se que o autor, morador de zona rural de um pequeno município do interior do estado do Amazonas, vive em perfeita simbiose com a floresta e com os animais ali existentes. Não há muros ou cercas que separam o casebre do autor em relação aos limites da floresta. Os animais circundam a casa e andam livremente em direção à residência ou no rumo do interior da mata. Não há animais de estimação na casa do autor porque o seu quintal é a própria Floresta Amazônica. Percebe-se, portanto, que não é a Filó que mora na casa de Agenor. É o autor que vive na floresta, como ocorre com outros milhares de ribeirinhos na Amazônia, realidade muito difícil de ser imaginada por moradores de outras localidades urbanas do Brasil. Ante o exposto, concedo a tutela provisória de urgência para que, até o desfecho da lide, seja deferida a guarda provisória da capivara Filó a Agenor Bruce Tupinambá. Como consequência, determino que o IBAMA seja compelido a fazer a entrega do animal ao autor, imediatamente", disse o juiz Márcio André Lopes Cavalcante na decisão.
O magistrado também determinou que o transporte de Filó da sede do Ibama para a casa do influenciador seja feita de maneira segura e com o acompanhamento de um biólogo ou veterinário. Além disso, o ribeirinho também é obrigado a informar as condições de saúde do animal periodicamente a um juiz e facilitar o acesso de órgãos ambientais para a fiscalização.
Nas redes sociais, Agenor comemorou a decisão da Justiça. "É nossa. Queria agradecer a cada um de vocês que está com a gente desde o começo, que está nessa luta. A gente não ia conseguir sem a força de vocês. A vitória é nossa. Mais uma vez o amor venceu", disse o influenciador.
Fonte: R7
Nenhum comentário:
Postar um comentário